Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Delivery de medicamentos: entenda a receita digital controlada

Delivery de medicamentos: entenda a receita digital controlada

Um novo modelo de negócio: o delivery de medicamentos que permite a entrega com receita digital controlada, já está em funcionamento.

Por Redação em 17/02/2021

A pandemia causada pelo vírus chinês, o Coronavírus, fez com que diversos segmentos se reinventassem para continuarem no mercado. E com o setor de farmácia e medicamentos não foi diferente. Plataformas fazem o delivery de medicamentos mediante receita digital controlada.

Um exemplo disso é o Rappi.

Antigamente conhecido apenas como aplicativo de delivery de alimentos, ele agora é referência na entrega de medicamentos com receita digital controlada.

Em suma, a nova ferramenta evita que o consumidor vá até a farmácia.

O Rappi já está entregando medicamentos na cidade do Rio de Janeiro e em Niterói por meio de um projeto piloto desenvolvido pela Drogaria Venancio.

De acordo com Glauce Cavalcanti, do Blog do Jornal O Globo, “outras redes poderão aderir à plataforma, sobretudo as farmácias ou drogarias que já integram o Rappi”.

As empresas de São Paulo também já estão na mira do aplicativo de delivery de medicamentos.

O ano do delivery

O ano de 2020 entrou para a história como o ano do delivery.

Inegavelmente, inúmeras empresas começaram a promover as entregas, especialmente no período de quarentena para manter seus clientes fiéis.  

E não é que a estratégia funcionou? Somente no Rappi os pedidos de farmácias e supermercados em 2020, cresceram cerca de 79% comparado ao ano anterior.

O Rappi declarou que entre os meses de maio e agosto, no auge da pandemia, o número de pedidos de farmácia chegou a triplicar.

“Agora, mais do que nunca, é fundamental que as pessoas tenham acesso a medicamentos com maior segurança e eficiência do que a receita por papel. Nos últimos meses, registramos um aumento significativo na demanda por entrega de receitas e itens de farmácias — e a partir de agora essa procura tende a crescer ainda mais, principalmente entre aqueles que precisam de receita com regularidade”, diz Sérgio Saraiva, à frente do Rappi no Brasil.

Entretanto, para que a prática aconteça da maneira correta, a empresa desenvolveu um mecanismo que permite às farmácias validarem as receitas digitais de remédios controlados, dispensando a assinatura colhida presencialmente na venda desses medicamentos.

O Rappi entregue pedidos com base em receituário simples de duas vias, mas não entrega medicamentos tarja preta e alguns de tarja vermelha.

Simples Receita: receita digital controlada e delivery de medicamentos

A plataforma Simples Receita, desenvolvida pela wconnect, surgiu no início da pandemia com o intuito de evitar que os pacientes do grupo de risco da Covid-19 tivessem que ir até uma farmácia para fazer a compra de medicamentos contínuos.

A iniciativa foi tão inovadora que conquistou o primeiro lugar no prêmio global Santander X Tomorrow Challenge, na categoria Re-Invent, a mais concorrida do concurso com 802 projetos participantes.

Em síntese, Simples Receita é uma plataforma de prescrição digital que conecta médicos, pacientes e redes de farmácias. Dessa forma, revinventou a relação que envolve médicos, pacientes e farmácias em todo o Brasil.

Um dos grandes destaques da plataforma Simples Receita é que, para garantir a segurança e a confiabilidade da transação, a plataforma utiliza tecnologia de Blockchain (também utilizada pelos bancos).

Para saber mais sobre a plataforma Simples Receita, clique aqui.

E para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Jack Alexander.