Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Mundo pós-Covid: 7 inovações que estão ajudando

Mundo pós-Covid: 7 inovações que estão ajudando

O mundo pós-Covid contará com soluções de diferentes partes do mundo para diversas áreas, segundo levantamento do Fórum Econômico Mundial

Por Redação em 12/08/2020

Um mundo pós-Covid, como será? Desde que o vírus chinês causador da Covid-19 impregnou o mundo, muitos se questionam sobre como a sociedade se reerguerá depois de tamanho efeito devastador nas economias e sistemas de saúde. Partindo do princípio de retomada e de um mundo pós-Covid19, o Fórum Econômico Mundial listou iniciativas inovadoras que auxiliam no combate do vírus e das restrições impostas por ele. Adicionamos uma outra inovação nacional também.

Mundo pós-Covid

De acordo com Adriana Fonseca do portal Whow Inovação para o Negócio, são invenções que atenuam os desafios no atual cenário. O site listou seis áreas que estão sendo “atendidas” por essas novidades do mundo pós-Covid-19. E nós adicionamos mais uma sétima, totalmente nacional. Veja a seguir:

1. Sair para comer e beber

No auge do isolamento social, a Kantar, especialista em pesquisas ligadas ao varejo, observou as mídias sociais em busca de pistas sobre o desejo das pessoas ao fim do lockdown. Comer fora e ir ao bar com os amigos estavam entre os três principais desejos. O designer francês Christophe Gernigon criou “cúpulas de abajures transparentes de grandes dimensões”, que permitem às pessoas comerem em restaurantes dentro de suas “próprias bolhas pessoais”. Já na Holanda, o restaurante ETEN instalou “casinhas de vidro” que evitam o contato com outras pessoas. A Coreia do Sul apostou em um robô para atender os clientes, substituindo o garçom.

2. Fazer compras

Algumas cidades e grandes centros já permitem que as pessoas vão as compras, mas isso ainda gera receio em alguns, por conta da facilidade de contágio. Um supermercado na Finlândia criou alças longas e curvas que permitem que os clientes abram os armários do resfriador com os braços vestidos em vez das mãos. A rede Pão de Açúcar, aqui no Brasil, também está instalando as alças em suas unidades.  

3. Para se comunicar

Como o uso de máscaras ganhou o mundo após a declaração da pandemia de coronavírus, os deficientes auditivos apresentavam maior dificuldade de comunicação, pelo fato de elas cobrirem a boca e não permitirem a leitura labial. Pensando nisso, uma mulher da Indonésia criou máscaras com uma janelinha de plástico transparente na área da boca. Outra grande iniciativa veio do Japão. Um robô chamado Pepper começou a “trabalhar” na recepção de um hotel utilizado para aqueles que apresentavam sintomas leves de coronavírus, poupando a equipe do contato.

4. Fazer limpeza

Um robô de lego, criado por refugiados no campo de Za’atari, na Jordânia, dispensa automaticamente desinfetante para as mãos. Em diferentes lugares, eles limpam superfícies. Já no Japão, o robô Ugo é controlado por controle remoto e usa luz ultravioleta para matar o vírus.

5. Entregas domiciliares

A Starship Technologies, dos Estados Unidos, está enviando suas caixas de delivery de comida sobre rodas para várias áreas urbanas do país. O Rappi, da Colômbia, é outra startup que vem usando robôs sobre rodas.

6. Distanciamento social

Todo mundo sabe que o distanciamento social é crucial no combate a proliferação da Covid-19. Cingapura escolheu um robô para lembrar as pessoas disso. Desenvolvido pela empresa americana Boston Dynamics, o Spot faz a patrulha de parques e lembra os visitantes sobre a necessidade do distanciamento. 

7. Prescrição digital de receitas médicas

Nesta mesma linha, a wconnect, startup brasileira, desenvolveu a plataforma Simples Receita para prescrição digital de receitas médicas. A proposta da empresa é colaborar com o distanciamento social exigido pelo mundo pós-Covid-19, incentivando que pacientes, principalmente do grupo de risco, sejam atendidos via telemedicina, recebam suas receitas médicas e, na mesma plataforma, realizem a compra dos medicamentos com a farmácia desejada. Para saber mais sobre Simples Receita, clique aqui.

E para ler a matéria na íntegra de Adriana Fonseca, clique aqui.


Foto: Victor He.