Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Saúde digital: Simples Receita usará rede blockchain do CPQD

Saúde digital: Simples Receita usará rede blockchain do CPQD

A pandemia de coronavírus acelerou o processo de digitalização do setor de saúde, que teve que se adaptar à nova realidade da saúde digital.

Por Redação em 15/09/2020

A crise mundial devido a pandemia de coronavírus, causada pelo vírus chinês, acelerou muito a digitalização no segmento da saúde, especialmente nas áreas de atendimento ao paciente, prescrição, monitoramento e telemedicina. O mundo precisou se adequar à nova realidade da saúde digital.

Importantes iniciativas colocadas em prática, como a plataforma “Simples Receita”, por exemplo, mudaram a vida e a relação de médicos, pacientes e farmácias em todo o Brasil. Ainda mais por pensar em salvaguardar as pessoas do grupo de risco da Covid-19.

Para dar mais segurança e confiabilidade nesta transação de prescrição digital de receituário médico, a wconnect, desenvolvedora do Simples Receita, assinou um contrato com o CPQD para o desenvolvimento de uma solução inovadora baseada em tecnologia blockchain.

Saúde digital: prescrição digital

Batizada de Simples Receita, a solução concebida pela wconnect foi uma das iniciativas vencedoras do Santander X Tomorrow Challenge neste ano. O concurso global do grupo Santander tem como premissa apoiar empreendedores com projetos que priorizem a nova realidade social pós-Covid-19.

Mais de 2.200 propostas de 14 países, participaram do concurso que escolheu as 20 melhores iniciativas, e o projeto Simples Receita foi a vitoriosa numa das categorias, Re-Invent.

“A intenção é colaborar para o distanciamento social, evitando que os pacientes tenham de se deslocar até uma farmácia para comprar o medicamento prescrito digitalmente pelo médico. É a saúde digital entrando em cena”, explica Maurício Conti, fundador da wconnect.

“Com o Simples Receita, o paciente atendido via telemedicina recebe a receita em formato digital e poderá utilizar a mesma plataforma para comprar o medicamento na farmácia de sua preferência, via e-commerce, sem sair de casa”, acrescenta.

Blockchain

Para que a operacionalização da plataforma Simples Receita aconteça entre médicos, farmácias e pacientes, de forma segura, a rede blockchain desenvolvida em parceria com o CPQD, com o apoio da EMBRAPII, utilizará um processo de identificação e autenticação bastante seguro.

Segundo Reynaldo Formigoni, gerente de Soluções Blockchain do CPQD, o projeto prevê o desenvolvimento de uma versão inicial da solução Simples Receita, baseado em blockchain, voltado à gestão de parte do processo de emissão, controle e uso de receitas médicas digitais.

“Além de dar mais segurança a esse processo, a tecnologia blockchain ainda permite a realização de auditorias sobre as receitas emitidas, o que a torna indicada especialmente nos casos de prescrição de medicamentos controlados pela Anvisa”, afirma Formigoni.

O objetivo do projeto, que tem duração prevista de três meses, é facilitar a prescrição e a compra de medicamentos, de forma segura e confiável.

“A estrutura de dados, que inclui a utilização de múltiplas redes blockchain, garante segurança bastante robusta em relação à integridade e autenticidade dos documentos. Ao mesmo tempo, preserva os direitos à privacidade e proteção dos dados dos titulares, de acordo com as determinações da LGPD”, destaca Conti.


Foto: Volodymyr Hryshchenko.