Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Ataques hackers afetam SUS e reforçam necessidade do Blockchain

Ataques hackers afetam SUS e reforçam necessidade do Blockchain

Sites do Ministério da Saúde e ConecteSUS foram invadidos. Ataques hackers afetam SUS  e poderiam ser evitados com o uso de blockchain.

Por Redação em 10/12/2021

Sites do Ministério da Saúde e ConecteSUS foram invadidos.  Ataques hackers afetam SUS  e reforçam a necessidade e o uso da tecnologia de blockchain. Afinal, a cibersegurança é essencial nos dias de hoje.

O contrário, ou seja, a falta de segurança, é bastante assustador. 

“Quando a segurança é falha, ou passível de ataques hackers, como aconteceu com os sistemas do SUS, por exemplo, os dados são expostos e até os usuários entram em situações perigosas e delicadas como esta”, explicou Maurício Conti, engenheiro de tecnologia.

Mauricio Conti é um dos desenvolvedores da Simples ID – a carteira de saúde digital que utiliza blockchain para garantir a segurança dos dados. 

Ataques hackers afetam SUS e causam diversos danos 

De acordo com o Ministério da Saúde, via Agência Brasil, o ataque aconteceu nesta madrugada e comprometeu os dados do site e do aplicativo.

Assim, o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 está inacessível para os usuários do sistema. 

Outra plataforma afetada foi o e-SUS Notifica, que recebe notificações dos estados e municípios sobre a síndrome gripal suspeita e confirmada de covid-19, bem como o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

O “Lapsus$ Group” assumiu a ofensiva cibernética e os ataques hackers que afetam o SUS. O grupo declarou que dados foram copiados e em seguida apagados do sistema.

Na mensagem deixada pelo grupo: “nos contatem caso queiram o retorno dos dados”. 

Crimes cibernéticos: como evitá-los?

Na tentativa de resolver o caso, o Ministério da Saúde acionou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal.

O Ministério da Saúde declarou em nota que o Departamento de Informática do SUS, o Datasus está “atuando com a máxima agilidade para o restabelecimento das plataformas”.

Para o engenheiro e também especialista em blockchain, Valêncio Garcia, com o grande avanço da internet, é preciso que a segurança seja reforçada com os melhores e mais seguros sistemas.

“O blockchain é a tecnologia utilizada por bancos para proteção de dados. Basicamente, um dado é registrado em vários blocos de informações, o que o torna muito seguro e quase impossível de acessar ou alterar sem a devida permissão”, contou. 

Segundo ele, até pouco tempo atrás os governos preparavam seus exércitos para proteger a população de ataques aéreos ou territoriais. “Este momento exige a criação de um verdadeiro exército para combater crimes virtuais.

Vale ressaltar, e em outras palavras, que a cibersegurança nunca foi tão importante quanto agora”, completou. 

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Max Bender.