Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Ministério da Saúde sofreu novo ataque hacker

Ministério da Saúde sofreu novo ataque hacker

Novo ataque hacker no histórico do Ministério da Saúde. Há pouco menos de uma semana, o Ministério da Saúde teve seus sistemas invadidos, e o feito aconteceu outra vez.

Por Mauricio Conti em 16/12/2021

Novo ataque hacker no histórico do Ministério da Saúde. Há pouco menos de uma semana, o Ministério da Saúde teve seus sistemas invadidos. E na madrugada de ontem, o Ministério da Saúde sofreu novo ataque hacker.

Vamos direto ao ponto: na prática, esse novo ataque hacker significa que o sistema é bastante sensível.

Inicialmente, o Ministério da Saúde emitiu comunicado informando que o sistema interno estava em manutenção realizada pelo DataSUS. No entanto, logo em seguida o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou o novo ataque hacker.  

Desta vez, o ataque tirou completamente o sistema do ar. No entanto, de acordo com o ministro, as informações sobre Covid-19 foram preservadas. 

Cibersegurança by design: como evitar novo ataque hacker

Os dois recentes ataques ao SUS, bem como o ataque ao sistema da saúde da Irlanda, em maio, e outros ataques divulgados pelos Laboratórios Fleury e aos Laboratórios Cristália, deixam claro que o modelo de cibersegurança atualmente adotado na área de saúde, tanto pelos governos como pelas empresas precisa ser repensado.

A Estônia, em 2007, recebeu uma verdadeira tsunami de ataques cibernéticos. Em um só dia 58 importantes sites ficaram offline, incluindo sites do governo, da imprensa e alguns bancos.

Após apostar todas as fichas na segurança de dados descentralizados, não surpreendentemente, a Estônia é referência global em cibersegurança.

Para isso, conta com o reforço extra do governo, o uso de identidade digital confiável para todos os cidadãos, linha de base de segurança obrigatória para todas as autoridades governamentais e um sistema central para monitorar, relatar e resolver possíveis incidentes.

Além disso, ainda adotou como prática utilizar blockchain para fechar o ciclo de segurança de dados. 

Simples Id, a carteira de saúde digital

Quando iniciamos o desenvolvimento da plataforma Simples Receita, que já evoluiu e foi rebatizada como Simples Id, pensamos na segurança dos pacientes e do processo como um todo.

Ora, era preciso guardar as informações a ponto de impedir que elas se tornassem públicas sem autorização do usuário.

Por outro lado, tínhamos as receitas médicas, e precisávamos criar uma forma de torná-las registradas a ponto das farmácias aceitarem o documento digital para compra do medicamento.

E não é que conseguimos?!?

Criamos um sistema que revolucionou a relação entre médicos e pacientes.

Com o uso de blockchain, criamos a carteira de saúde digital, o Simples Id, que armazena todo o histórico médico, hospitalar, laboratorial e clínico do paciente.

E voltando ao assunto tema deste artigo, e parafraseando meu grande amigo e sócio, Valencio Garcia, “antigamente os países investiam em exércitos armados, hoje é preciso apostar na criação de um verdadeiro exército digital para combater crimes virtuais”. 

Cibersegurança é um tema de altíssima importância para as empresas e para os governos.

Publicado por

° MAURICIO CONTI ° Engenheiro de Computação, founder do Simples ID, CPO wconnect, Conselheiro Administrativo, Profissional de tecnologia e Saúde Digital, influenciador digital nas áreas de Blockchain e NFT.