Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
O futuro da medicina: tirando o robô de dentro do médico!

O futuro da medicina: tirando o robô de dentro do médico!

O futuro da medicina está diretamente relacionado com o mundo digital, a IA (inteligência artificial) e ao tempo, que deve ser utilizado como aliado.

Por Redação em 07/08/2020

“O futuro da medicina está diretamente relacionado com o mundo digital e a IA (inteligência artificial). A citação utilizada por Cezar Taurion, partner de Digital Transformation da Kick Corporate Ventures, Presidente do i2a2 (Instituto de Inteligência Artificial Aplicada), mentor e investidor anjo, abre o seu artigo publicado no Medium.

Segundo ele, não é somente a tecnologia que vai transformar a medicina nas próximas décadas, mas sim o modelo mental do que é considerado sistema de saúde hoje, ele sim será o grande agente transformador.

“As respostas robóticas dos médicos nas consultas, o ecossistema conflituoso, o foco na doença e não na saúde, são alguns dos sintomas mais visíveis da doença grave que acomete a medicina como um todo”, aponta Taurion que logo diz que a inteligência artificial tem o papel fundamental de apoiar esta mudança no modelo mental.

Ele conta que hoje em dia, os médicos e os hospitais estão desumanos. Segundo ele, “é preciso tirar o robô de dentro do médico e permita criar uma medicina mais humana. A inteligência artificial é a oportunidade de restaurar uma das coisas mais valiosas da medicina, que é a conexão humana, a empatia na relação médico-paciente”, considera.

O futuro da medicina

Segundo Cezar Taurion, o futuro da medicina está na inteligência artificial que vai reduzir o tempo, muitas vezes desperdiçado em atividades repetitivas que os médicos exercem, possibilitando aos médicos tempo livre para a atenção ao paciente. “Em vez de gastar treze dos quinze minutos de uma consulta em analisar exames, digitar seus resultados em um laptop, usando os dois restantes para receitar novos exames e medicamentos, o médico terá todas as informações disponíveis em dois minutos e os treze restantes serão dedicados a ouvir e entender o paciente. A IA não será substituta do médico, mas sim complementara sua atividade. Vai ajudar no diagnóstico. A inteligência artificial será o novo estetoscópio”, afirma.

As questões que integram medicina e inteligência artificial não param por aí. Recentemente a wconnect criou a Simples Receita, plataforma de prescrição digital que conecta médicos, pacientes e farmácias mantendo a segurança e o isolamento social sugerido pela Organização Mundial da Saúde logo após a declaração oficial sobre a pandemia de coronavírus, causada pelo vírus chinês.

A Simples Receita faz com que os pacientes, principalmente os pertencentes aos grupos de riscos, tenham acesso a atendimento médico online sem se expor a possíveis ambientes de contaminação da Covid-19. “Quando o médico prescreve medicamentos ao paciente, ele pode fazer a compra também online, utilizando a plataforma que desenvolvemos, e ele receberá o medicamento em casa”, explica Mauricio Conti, CDxO da wconnect, desenvolvedora do Simples Receita.

Para ler o artigo de Cezar Taurion na íntegra, clique aqui.

E para saber mais sobre a iniciativa Simples Receita, desenvolvida pela wconnect, para ajudar no combate a pandemia de coronavírus, clique aqui.


Foto: Dominik Scythe.