Como acessar o github do Open Banking?

Como acessar o github do Open Banking?

Saiba como os desenvolvedores de sistemas poderão acessar o github (repositórios de código) para a implantação dos sistemas Open Banking

Por Redação em 30/03/2021

O Open Banking é, inegavelmente, um dos assuntos do momento no Brasil. O Governo Federal apostou na criação do sistema financeiro do futuro, mas como os desenvolvedores podem acessar o github do Open Banking de fato?

Em outras palavras, como os desenvolvedores de sistemas poderão acessar o git (repositórios de código) para a implantação dos novos sistemas?

É isso o que veremos a seguir.

A estrutura responsável pela governança do Open Banking Brasil reuniu em um único portal diversas orientações para desenvolvedores, incluindo é claro, a questão do github.

“É nessa área os desenvolvedores encontrarão informações para observância obrigatória de todos os participantes, sejam eles obrigatórios ou voluntários, incluindo padrões técnicos de interfaces, glossário de termos técnicos, especificações dos diferentes tipos de APIs – incluindo seu versionamento, requisitos não funcionais como SLAs e limites de tráfego de requisições, informações de desempenho e disponibilidade, FAQ com diversas orientações aos desenvolvedores, entre outros elementos necessários à implementação do Sistema Financeiro Aberto”.

É importante ressaltar que todas as informações foram definidas seguindo a regulamentação vigente no Brasil, respeitando assim as instruções normativas e resoluções do Banco Central do Brasil e do Conselho Monetário Nacional.

Github e Open Banking

“O Open Banking está para o sistema financeiro como a internet está para a sociedade. Os benefícios e casos de uso serão visíveis ao longo dos próximos meses e anos”, destacou o Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Neste sentido, várias empresas estão se estruturando para atender as demandas do novo mercado bancário.

A wconnect, por exemplo, conta com um time forte de engenheiros, desenvolvedores e criadores natos. De acordo com Mauricio Conti, fundador da wconnect, a empresa está estudando todos os serviços que poderão ser oferecidos com esta nova plataforma do Bacen.

“Estamos apoiando os clientes nos novos modelos de negócio que surgem com o open banking”, apontou.

Estrutura responsável pela Governança do Open Banking Brasil

A estrutura responsável pela Governança do Open Banking Brasil exige que princípios técnicos não exaustivos constituam a base para o desenvolvimento e implementação das APIs para o Open Banking no Brasil.

Dessa forma, torna-se necessário assegurar princípios de: segurança, RESTful APIs, ISO 20022, Códigos de Status, Identificadores únicos, Categorização dos requisitos de implementação, e Agnósticas.

Fazem parte da estrutura responsável pela Governança do Open Banking Brasil: Febraban, ABBC, ACREFI, ABBI, OCB, Abecs, Abipag, Abranet, Câmara e-net, ABCD e ABFintechs.

Para saber mais sobre o assunto, e ter acesso ao portal desenvolvido pela estrutura de governança do Open Banking, clique aqui.


Foto: Markus Spiske.