Como abrir um banco digital?

Como abrir um banco digital?

Já pensou na possibilidade de criar um banco para chamar de seu? Hoje em dia, em alguns casos, isso se tornou extremante viável.

Por Redação em 25/01/2021

Você já pensou na possibilidade de criar um banco digital para chamar de seu?

Hoje em dia, abrir um banco digital se tornou, em alguns casos, extremante viável.

Estamos vivendo a era do “digital”, e isso nos possibilita uma série de facilidades.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), cada vez mais os canais digitais estão sendo utilizados para transações bancárias.

Inclusive, a Febraban revelou que a cada 10 transações, 6 são realizadas via internet banking ou aplicativos mobile.

Sobretudo, o aumento do uso do celular pela população é responsável também por esse índice.

Outro dado importante é que a internet é um recurso de uso comum entre 70% dos brasileiros.

Da mesma forma, a Fundação Getúlio Vargas (FGV- SP) publicou pesquisa que aponta que existem mais de 420 milhões de dispositivos digitais no Brasil (entre smartphones, computadores, tablets e notebooks).

Isso significa que o brasileiro tem, pelo menos, 2 desses dispositivos digitais.

Ao mesmo tempo, a pesquisa realizada pela FGV revela que as operações bancárias efetuadas com os dispositivos, representa cerca de 40% de todas as operações realizadas via internet (2018).

Banco Digital

Os bancos digitais oferecem soluções como atendimento e serviços 100% online, o que reduz muito o custo de operação.

Ao mesmo tempo, oferecem praticidade aos usuários e otimização de tempo, o que nos dias de hoje, vale (quase) mais que dinheiro.

Mas afinal, como abrir um banco digital?

De acordo com Valencio Garcia, CSO da iOpera (Chief Sales Officer), hoje a legislação brasileira permite que toda empresa que fatura mais de R$100 milhões e que tem um ecossistema consolidado de fornecedores e clientes pode abrir o próprio banco digital.

“Hoje em dia uma empresa gasta de 0,8 a 4,7% do seu faturamento com taxas e tarifas bancárias. Se a empresa lança um produto que a atenda e que gere essa economia para a própria empresa, isso vai beneficiar a própria empresa e pode beneficiar funcionários e todo seu ecossistema”, explica.

A iOpera opera e oferece o processo de tecnologia para implantação de fintechs e bancos digitais dentro da regulamentação que a Febraban exige.

E essa é a maneira mais simples de abrir um banco digital.

“Procurar uma empresa que facilite esse processo e que tenha a expertise de todo o processo, além do know how”, aponta Valencio.

É importante estar por dentro daquilo que a legislação exige, além de questões prioritárias como a segurança de dados (usando tecnologia blockchain) e atendimento.

Modelo ideal de negócios

A partir das normativas do Bacen, qualquer empresa pode virar ou ter seu próprio banco digital ou Instituição de Pagamento (IP).

Dentre as modalidades de bancos digitais, o essencial é estar de acordo com as legislações, normas e regras do Banco Central (Bacen), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.


Foto: Ales Nesetril.