O que são tokens de imóveis e debêntures?

O que são tokens de imóveis e debêntures?

No Brasil, ainda não existe regulamentação específica para os tokens de imóveis. Sua emissão e comercialização está em fase inicial.

Por Redação em 13/01/2023

Os tokens de imóveis e debêntures são uma forma de representação digital de ativos reais, como propriedades imobiliárias e títulos de dívida, por exemplo.

No Brasil, ainda não existe regulamentação específica para os tokens de imóveis. Contudo, atualmente a sua emissão e comercialização não é amplamente realizada.

Algumas fintechs e outras empresas inovadoras estão explorando essa possibilidade, mas ainda é cedo para apontar alguma empresa ou emissora de destaque.

Vale ressaltar que o mercado de Tokenização imobiliário no Brasil é ainda bem incipiente e está em processo de desenvolvimento.

Existem algumas empresas no Brasil que estão explorando o potencial de utilizar tokens para representar ativos imobiliários e debêntures.

No entanto, essas empresas ainda não são amplamente conhecidas, já que ainda é cedo para esses tipos de ativos e a regulamentação ainda não está consolidada.

Algumas empresas que estão tentando se posicionar no mercado de tokens de imóveis incluem:

  • BenVest: a BenVest é uma plataforma de investimentos imobiliários que está explorando a possibilidade de utilizar tokens para representar frações de imóveis.
  • Hashdex: a Hashdex é uma gestora de ativos que tem uma plataforma para criar fundos de investimentos baseados em criptomoedas. Esta empresa tem uma visão de que o mercado de tokenização de ativos pode ser uma forma de democratizar o acesso a ativos de maior valor.
  • wconnect: a wconnect é uma empresa especializada em real asset tokens. Tem parceria internacional com a maior tokenizadora do mundo, a SolidBlock, de Israel, atualmente com sede em Nova York.

Existem outras tokenizadoras como MB Token, do Mercado Bitcoin, Liqi, Ribus e QR Tokenizadora.

Todavia, as corretoras de criptomoedas são responsáveis por emitir a maioria dos tokens no país. Algumas das corretoras de criptomoedas mais conhecidas no Brasil incluem:

  • Mercado Bitcoin
  • Foxbit
  • Bitcointrade
  • Flowbtc
  • BitcoinTrade
  • BitCambio

É um mercado novo e muita coisa vai acontecer ainda neste 2023.

Fonte: OpenAI.


Foto: wirestock/Freepik.