Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Blockchain na identidade digital descentralizada

Blockchain na identidade digital descentralizada

O blockchain na identidade digital descentralizada: live mostrou o estado a arte e os futuros desafios para expansão e adoção da tecnologia.

Por Redação em 10/08/2020

O blockchain nunca esteve tão em alta quanto agora. Com a evolução das transações, tornou-se necessário substituir o “antigo papel” por dados digitalizados. É o blockchain na identidade digital descentralizada.

Live do CPQD mostrou o estado a arte e os futuros desafios para expansão e adoção da tecnologia blockchain na identidade digital descentralizada.

Um recente relatório de violações de dados da Gemalto, “Breach Level Index”​, informou que mais de 2,5 bilhões de dados foram roubados ​ou comprometidos em 2017. Mais um importante motivo para apostar no desenvolvimento de sistemas de segurança, sistemas de governança e blockchain na identidade digital descentralizada. É a transformação digital a favor de todos.

O CPQD produziu uma série de lives reunindo especialistas para interagir com referências do mercado. A proposta foi explorar os desafios enfrentados atualmente e pontuar as tendências para os cenários de transformação digital, plataformas digitais e blockchain.

Entre os participantes da live “”, nomes como: Telmo Teramoto, Marketing de Produto – CPQD; Luiz Jeronymo, Director Sales Engineering – R3 Brasil; Karen Ottoni, Director of Ecosystem – Hyperledger (New York) e José Reynaldo Formigoni Filho, Gerente de Soluções Blockchain – CPQD.

Pandemia e Blockchain

Segundo José Reynaldo Formigoni Filho, Gerente de Soluções Blockchain – CPQD, “a experiência da pandemia mostrou pra gente que a transformação digital vem realmente pra ficar na nossa sociedade, na nossa economia. E uma questão chave é a identidade digital, seja de pessoas físicas, jurídicas ou de coisas, para tornar mais seguro o ambiente digital”.

Segundo ele, estamos vivendo a segunda geração de identidade digital. “estamos na segunda geração e costumamos dizer que ela é federada. Basicamente, para usar o ambiente digital, você usa um provedor de identidade digital, geralmente o Facebook, LinkedIn, Instagram etc. E isso é complicado, porque pelo menos uma vez por mês temos notícias de vazamento de milhões de informações de contas de usuários”, explica o especialista.

Identidade digital descentralizada

Com o avanço da transformação digital, o aumento dos serviços online de bancos e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, surgiu o blockchain. “O blockchain entra no cenário como uma meta tecnologia habilitadora, e surge então a terceira geração de identidade digital, a qual chamamos de identidade digital descentralizada”, completa José Reynaldo.

No momento em que vivemos, torna-se cada vez mais necessária a segurança e o registro das transações. O simples fato de as interações digitais terem aumentado, por si só, já justifica isso. Segundo o CPQD, atestar a veracidade das transações ou quem somos, será cada vez mais necessário.  

Blockchain na prescrição digital de receitas médicas

A wconnect desenvolveu uma plataforma que evita a exposição desnecessária de pessoas que precisam de atendimento médico e medicamentos, em tempos de pandemia de coronavírus (o vírus chinês).

A plataforma Simples Receita, uma plataforma de prescrição digital de receitas que usa tecnologia de blockchain e conecta médicos, pacientes e farmácias para o fornecimento seguro de medicamentos aos pacientes que precisam.

Usando a telemedicina, os pacientes são atendidos por médicos que, por meio da plataforma, enviam as receitas dos pacientes para as farmácias. E a compra do medicamento é feita online, com a segurança do sistema de blockchain.

Recentemente o Simples Receita conquistou o Santander X Tomorrow Challenge, uma premiação global promovida pelo Grupo Santander. A plataforma foi escolhida entre mais de duas mil e quinhentas iniciativas inscritas, por representar uma alternativa viável para combater a pandemia da Covid-19.

Para saber mais sobre o assunto, assista a gravação da Live clicando aqui.


Foto: reprodução/Youtube.