Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Startups brasileiras conquistam o Santander X Tomorrow Challenge

Startups brasileiras conquistam o Santander X Tomorrow Challenge

Simples Receita, Fofuu, Sumá e Taqe foram as 4 startups brasileiras vencedoras do Santander X Tomorrow Challenge, dentre 2.251 projetos de 14 países.

Por Redação em 21/07/2020

O Santander X Tomorrow Challenge anunciou dia 17 as 20 iniciativas que ajudarão as pessoas e as empresas a prosperarem no “novo normal” pós pandemia.

Em uma transmissão ao vivo, os diretores do evento apresentaram os vencedores que passaram por um júri bastante exigente. Participaram do evento empresários de diversos países como: Argentina, Alemanha, Brasil, Chile, Colômbia, EUA, Espanha, México, Peru, Polônia, Portugal, Porto Rico, Reino Unido e Uruguai. Entre os vencedores, quatro projetos brasileiros: Simples Receita (wconnect), Sumá, Taqe e Fofuuu.

Segundo o Santander X, a proposta era encontrar as 20 melhores startups. O banco investirá até 1 milhão de euros para as iniciativas investirem no desenvolvimento da sua solução, mentorias, roadshows com investidores e divulgação de seus projetos mundialmente.

Conheça a seguir um pouco mais das Iniciativas brasileiras conquistaram o Santander X Tomorrow Challenge.

Simples Receita

O Simples Receita, iniciativa desenvolvida pela wconnect, é uma plataforma de prescrição digital que conecta médicos, pacientes e redes de farmácias. A proposta da plataforma, que nasceu no início de março, justamente no início da pandemia, é eliminar deslocamentos, preservando a saúde dos pacientes.

“Pacientes do grupo de risco da Covid-19 não podem se expor a qualquer momento. E se pensarmos nos cardíacos, que tomam medicamento contínuo, por exemplo, a ideia é que eles façam todo o atendimento de forma virtual e recebam o medicamento em casa, evitando a exposição desnecessária dos pacientes ao vírus”, explicou Maurício Conti, CDxO da wconnect, idealizadora do Simples Receita.

Ele conta que estavam inscritos 2.251 projetos. “Somente na nossa categoria, eram 802 excelentes iniciativas. Por mais que estivéssemos na torcida, não imaginávamos que o resultado seria tão positivo. Estamos muito felizes pela conquista e pelas oportunidades que este título representa, além, é claro, do resultado significar a validação do nosso modelo de negócio e também do nosso produto”, finalizou o executivo.

Paulo Miri, investidor do Simples Receita, lembrou da amplitude do Santander X Tomorrow Challenge ao falar sobre a conquista do prêmio: “O Simples Receita é uma oportunidade de negócio diferente, pensamos em uma plataforma aberta, no intuito de servir a todos neste momento de pandemia. E quando somos reconhecidos num processo de amplitude global, é fantástico, um orgulho enorme”, exclamou.

A wconnect conta com equipe de profissionais de diversas áreas, e entre eles, engenheiros. Valêncio Garcia, é engenheiro de computação formado pela USP e membro do conselho diretor da wconnect. Ele relata que a equipe toda se envolveu no processo de criação e desenvolvimento da plataforma Simples Receita. “Trabalhamos muito para chegar neste modelo. Pensamos e discutimos muito sobre como encontrar mecanismos, utilizando a tecnologia, para ajudar a sociedade como um todo”, relatou.

O engenheiro explicou que o ponto de partida foi criar uma via ligando médicos e pacientes, privando-os de qualquer exposição desnecessária. “Desta forma, surgiu o Simples Receita, onde temos de um lado os médicos, do outros os pacientes, e no meio as farmácias que farão o atendimento correto para os pacientes por meio de uma plataforma automatizada”, exemplificou Valêncio.

“Estamos muito felizes pelo primeiro lugar na categoria. Mais do que a premiação em si, essa conquista nos mostra que estamos na direção certa. Entre tantos projetos, com iniciativas de 14 países, e o júri entendeu que o Simples Receita era merecedor desta conquista. Isso é incrível”

Sobre a sensação de conquistar o Santander X Tomorrow Challenge, Valêncio não mediu palavras: “Estamos muito felizes pelo primeiro lugar na categoria. Mais do que a premiação em si, essa conquista nos mostra que estamos na direção certa. Entre tantos projetos, com iniciativas de 14 países, e o júri entendeu que o Simples Receita era merecedor desta conquista. Isso é incrível”, completou.

Desenvolvendo o projeto

A consultora especialista em projetos, Thamires Cruz da Costa, contou a redação do altavista.news detalhes do projeto. Segundo ela, o projeto surgiu da experiência dos sócios com o projeto de digital banking que está sendo executado de ponta a ponta pela wconnect. “As tecnologias utilizadas já são bastante maduras no segmento financeiro e a ideia de utilizá-las no segmento de saúde saíram de um brainstorm de como poderíamos ajudar o Brasil nesta crise de saúde que estamos passando. O projeto acabou se desenvolvendo, sendo que durante os últimos 2 meses nós mapeamos todos os casos de uso de todos os usuários, elaboramos a estratégia de go to market e agora estamos iniciando o desenvolvimento da plataforma propriamente dita, com previsão de conclusão em 3 meses”, explicou ela.

O Simples Receita foi o projeto vencedor no SantanderX, entre 802 projetos da categoria Re-Invent, a mais concorrida. “Tenho muito orgulho de estar cooperando para a realização desse projeto. Fizemos um ótimo trabalho em equipe. Particularmente me senti engajada com a oportunidade de fazer a diferença nesse momento difícil que estamos enfrentando. Além disso, tenho convicção que Simples Receita trará oportunidades que transcendem esse período”, concluiu a consultora.

Sumá

A Sumá, de Balneário Camboriú, Santa Catarina, é plataforma de conexão direta e justa entre agricultores familiares e empresas que possuem o consumo recorrente de frutas, legumes e verduras. O grande foco são hospitais e refeitórios industriais. “A ideia é conectar agricultores e empresas, a ponto de fazer com que o agricultor familiar venda sua produção da melhor maneira possível para compradores que receberão alimentos frescos, de qualidade e por um preço justo”, explicou Daiana Censi Leripio, sócia fundadora da Sumá.  

Ela contou que o grande objetivo da participação da Sumá no Santander X Tomorrow Challenge foi mostrar que projetos universitários são relevantes e que se transformam em negócios de fato. “A importância dos negócios de impacto neste momento de Covid-19, de como ter um outro olhar e como fazer diferente. Nós estamos muito contentes com a conquista. A principal motivação foi a rodada de apresentação do projeto para o ecossistema de impacto europeu. E para nós isso é de extrema importância: levarmos o projeto para outros ecossistemas, para nós isso faz todo o sentido”, declarou.

A Sumá tem 2 mil famílias de agricultores familiares na sua base, e atua hoje em Santa Catarina e no Paraná.

Fofuuu

A Fofuuu transformou exercícios de fonoaudiologia em divertidas missões, jogos e brincadeiras, possibilitando o monitoramento do tratamento à distância pelos fonoaudiólogos e demais terapias infantis. A startup se tornou uma ferramenta para desenvolvimento infantil para crianças com necessidades especiais. “A beleza de trabalhar com crianças com necessidades especiais é que elas não são diferentes, elas precisam apenas de mais degraus. Então adaptamos conteúdos para que elas possam passar por estas etapas com tranquilidade. Um atraso na fala aos 5 anos de vida, pode significar uma dificuldade que a criança pode ter de até 11 vezes mais chance de ter atraso acadêmico, quando crescer. Então podemos ajudar a resolver índice de performance acadêmica trabalhando lá na base da primeira infância”, explicou Bruno Tachinardi, co-founder e CEO na Fofuuu.

“Tudo aconteceu tão rápido. Há uma semana estávamos celebrando por estar entre os finalistas, e hoje comemoramos a premiação. Foi um processo muito rápido e com um resultado incrível. Nós não esperávamos esse resultado porque estávamos concorrendo com outras soluções fantásticas do mundo inteiro. O interessante é que éramos “os diferentes”, com logomarca lúdica, na categoria infantil, então acho que isso foi super bacana na categoria do reinvente”, justificou.

Segundo ele, a startup está passando por um processo de aceleração.  A proposta é implementar a Fofuuu em centros de reabilitação que recebem crianças com autismo, síndrome de down e outras patologias que podem afetar o desenvolvimento da fala, da linguagem e o desenvolvimento da cognição das crianças.

Taqe

Taqe é uma plataforma de recrutamento & seleção digital que tem como objetivo gerar empregabilidade. Como diferenciais, a Taqe oferece aulas e testes gamificados, redação e video-entrevista, identificando o perfil profissional dos candidatos para realizar o match com as vagas e cultura das empresas.

Segundo Renato Dias, fundador e CEO da Taqe, a proposta apresentada no Santander X Tomorrow Challenge foi adaptar a plataforma já existente da Taqe para criar um hub de empregabilidade conectando candidatos e empresas em torno de “posições padrão” dos setores mais afetados. “Dessa forma, vamos possibilitar que candidatos, por meio de um único processo seletivo, possam se tornar elegíveis para várias vagas ao mesmo tempo, ampliando seu acesso ao mercado de trabalho. E, por outro lado, que empresas encontrem rapidamente candidatos ranqueados de acordo com os perfis pré-estabelecidos, apoiando na pronta recuperação de seus negócios”, explicou.

A Taqe tem hoje 730 mil candidatos cadastrados em sua plataforma digital.

Santander X Tomorrow Challenge 2020

Confira a colocação geral do Santander X Tomorrow Challenge 2020:

  • Re-Skill: Arcux, Bedu, Ada ITW, FILMPEDIA e Zapiens.
  • Re-Work: Sumá, Woke, Connecting-Visions, Service Club Delivery e Taqe.
  • Re-Invent: Simples Receita (wconnect), MotionMiners GmbH, FLICQ, Fofuuu e Bewica.
  • Re-Launch: Mater Dynamics, Lexgo, Komodore, humanITcare e VU SECURITY.

Foto: Santander X/Divulgação.