Valinhos, capital nacional do home office

Valinhos, capital nacional do home office

Valinhos é considerada a capital nacional do home office devido a qualificação de sua mão de obra, a alta qualidade de vida e uma localização privilegiada.

Por Paulo Batista em 11/08/2020

Você sabia que Valinhos é capital nacional do home office? Sabemos que o modelo tradicional de trabalho nas empresas vem passando por mudanças ao longo do tempo.

Com a declaração da pandemia de coronavírus, provocada pelo avanço do vírus chinês, empresas do mundo inteiro tiveram que alterar seus modelos de negócios. No Brasil, representantes dos mais diversos ramos optaram por manter seus funcionários em isolamento social. Mas como operar sem funcionários nas sedes? A estratégia inicial adotada foi o tão famoso no exterior, e até então não tão comum por aqui, home office. E Valinhos tem se posicionada como a capital nacional do home office.

De acordo com o administrador e representante do Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo em Valinhos, Paulo Batista, Valinhos é uma das cidades que abrigam grandes empresas e hoje atrai profissionais liberais e especialistas do Brasil inteiro.

Localização privilegiada

Estrategicamente localizada, a cidade de Valinhos está ao lado de Campinas, próxima ao maior aeroporto do país, e as três melhores rodovias do Brasil passam por Valinhos. Além disso, a cidade é reconhecida como uma das dez melhores do Brasil em qualidade de vida.

A proximidade de São Paulo, menos de 1 hora de carro, também facilita muito para as empresas instaladas na capital do Estado, além do trem que será inaugurado em breve. Essas são algumas das características que tornam a cidade um excelente local para as pessoas trabalharem no modelo home office.

Capital do home office

“Nos últimos dias, fizemos uma pesquisa na cidade. Foram entrevistadas 900 pessoas sobre tendência profissional e ocupação principal. Como resultado: quatro a cada dez profissionais na cidade trabalham em home office. Quando perguntamos sobre esta característica, para entendermos se a ocupação está temporária por causa da pandemia, nos deparamos com respostas conclusivas, onde a relação profissional nesta modalidade já estava vigente antes do momento pandêmico e se faz definitiva”, aponta o administrador, Paulo Batista.

Segundo ele, Valinhos tem estrutura e conta com todos os aparatos para abrigar novas famílias que buscam qualidade e custo de vida. “Com grande apelo na área da tecnologia, abrigando diversas empresas e profissionais na área de comunicação, informação e inovação, Valinhos demonstra condições de transformação e desenvolvimento, pois, diante de novos governos no município, estará se firmando como uma “smart city”, com custos reduzidos e foco na qualidade de vida de seus habitantes, sendo amplamente reconhecida como a capital nacional do home office”, considera.

*Paulo Batista é cristão, esposo da Karine e pai do Henrique. Ideólogo, jornalista e militante pela liberdade. Pós-Graduado em Direito Registral, Imobiliário e Contratual, formado em Administração, Comunicação, Marketing, Contabilidade e Transações Imobiliárias.


Foto: Antonino Visalli.