GFANZ e BNDES apoiam o Financiamento Climático no Brasil

GFANZ e BNDES apoiam o Financiamento Climático no Brasil

GFANZ e BNDES lançam iniciativas para financiar projetos climáticos no Brasil. Plataforma de Transição Climática e Capítulo Nacional visam acelerar a transição para uma economia verde e sustentável.

Por Redação em 28/02/2024

No último dia 26 de fevereiro, importantes figuras globais, incluindo os Co-Chairs da GFANZ, Michael R. Bloomberg, enviado especial da ONU para Ambição e Soluções Climáticas, e Mark Carney, enviado especial da ONU para Ação Climática e Finanças, anunciaram duas iniciativas cruciais. Em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e instituições financeiras locais, o objetivo é acelerar a transição climática do Brasil e alavancar o financiamento necessário para atingir as ambiciosas metas estabelecidas.

O Brasil, reconhecido por sua rica biodiversidade e vasto potencial energético, está diante de uma oportunidade única de liderar a transição global para uma economia mais limpa e sustentável. Como Presidente do G20 e anfitrião da COP30, o país assume uma posição de destaque no cenário internacional, e suas ações têm o potencial de influenciar positivamente o combate às mudanças climáticas em todo o mundo.

Enfim, as iniciativas anunciadas incluem a criação da Plataforma de Transição Climática para o Brasil e o estabelecimento do Capítulo Nacional do GFANZ. Ambas as medidas visam mobilizar investimentos públicos e privados em projetos climáticos inovadores, alinhados com as metas de crescimento verde do governo brasileiro.

Os projetos da GFANZ

Assim, a Plataforma de Transição Climática, desenvolvida em colaboração com o BNDES, busca promover a colaboração entre setores público e privado para financiar projetos prioritários de transição climática em todo o país. A iniciativa visa não apenas gerar empregos sustentáveis, mas também impulsionar investimentos em tecnologias de baixo carbono e promover o desenvolvimento de economias sustentáveis que protejam a natureza e a biodiversidade.

Por sua vez, o Capítulo Nacional do GFANZ no Brasil será um fórum crucial para aumentar a conscientização e a colaboração em questões relacionadas ao financiamento climático. Sob a liderança de Joaquim Levy, ex-Ministro da Fazenda do Brasil, o Capítulo buscará desenvolver políticas e regulamentações favoráveis ao investimento sustentável, além de implementar soluções financeiras piloto e em escala que mobilizem o financiamento necessário para a transição climática.

O compromisso do Brasil

Além disso, o compromisso do Brasil em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030 é uma demonstração clara de sua determinação em liderar pelo exemplo. Com recursos naturais abundantes e um setor financeiro ambicioso, o país está bem posicionado para se tornar um modelo de transição climática para outras nações seguirem.

Portanto, essas iniciativas representam um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e resiliente para o Brasil e o mundo. Ao unir esforços e recursos, o GFANZ e o BNDES estão construindo as bases para uma economia global mais verde e equitativa, onde o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental caminham lado a lado.


Foto: Mehdi MeSSrro/Unsplash.