Verra: green washing ou somente falhas no processo?

Verra: green washing ou somente falhas no processo?

A famosa certificadora de créditos de carbono, Verra, enfrenta críticas por laços com indústria de petróleo e falhas metodológicas.

Por Redação em 27/02/2024

A investigação conjunta do The Guardian, Die Zeit e SourceMaterial expôs a fragilidade do sistema de certificação da Verra.

Em um editorial publicado em 2 de abril de 2023, o jornal The Guardian abordou a indústria de compensação de créditos de carbono, levantando preocupações sobre sua efetividade e ética. O artigo, intitulado “A visão do Guardian sobre offsets de carbono: uma revisão geral é necessária”, argumenta que o sistema atual, liderado pela certificadora Verra, está repleto de problemas e precisa urgentemente de reformas.

As investigações

O Guardian destaca uma investigação conjunta com outros meios de comunicação que expôs grandes falhas na Verra, o principal certificador do mercado. Essa revelação, juntamente com o crescente escrutínio de outros projetos de compensação, deteriorou a confiança do público na indústria.

Embora vários esforços estejam em andamento para melhorar o sistema, como novas regras para emissores de compensação de créditos de carbono e processos de revisão mais rigorosos, o artigo enfatiza as altas apostas envolvidas. Muitos ambientalistas defendem iniciativas lideradas por governos, mas a realidade do nosso sistema econômico global exige que se dependa de mecanismos de mercado.

Verra sob escrutínio

As investigações revelaram que 90% dos créditos de carbono da Verra para florestas tropicais não entregam os benefícios climáticos prometidos.

Essa falha levanta sérios questionamentos sobre a confiabilidade da empresa e do mercado de compensação de créditos de carbono como um todo.

Empresas como a Verra, responsável por certificar grandes corporações como Disney e Shell, estão particularmente sob escrutínio devido aos seus laços com a indústria de combustíveis fósseis. E, também, à sua defesa das metodologias existentes, apesar das falhas comprovadas.

O Guardian adverte ainda sobre o potencial de greenwashing, onde empresas usam offsets de carbono para se apresentarem como ambientalmente amigáveis enquanto continuam a poluir.

Essa prática, além de prejudicar o meio ambiente, alimenta a ilusão de que os estilos de vida ocidentais podem permanecer inalterados e o consumo pode continuar desenfreado.

Finalmente, o artigo reconhece os benefícios potenciais das compensações de carbono para financiar esforços de conservação. Mas enfatiza a necessidade de maior transparência, integridade e respeito pelas comunidades indígenas.

Por fim, o Guardian pede um novo mercado de compensação de créditos de carbono, construído sobre boas práticas. E também enfatiza a mensagem crucial de que não podemos “negociar ou compensar nosso caminho para sair da crise climática”.

Enfim, os recursos do nosso planeta são finitos e soluções sustentáveis são essenciais.

O artigo original pode ser consultado, em inglês, em https://amp.theguardian.com/commentisfree/2023/apr/02/the-guardian-view-on-carbon-offsetting-an-overhaul-is-overdue.


Foto: Chris LeBoutillier/Unplash.