Novo Normal: além do vírus chinês

Novo Normal: além do vírus chinês

Com proporções gigantescas e que vão muito além da área da saúde, o mercado espera o fim da crise iniciada com a pandemia do vírus chinês.

Por Redação em 26/07/2020

O que será que nos espera? Com proporções gigantescas e que vão além da área da saúde, o mercado espera ansiosamente o fim da crise do vírus chinês.

Ian Davis, managing partners da McKinsey & Company, escreveu há 11 anos, em meio à última crise financeira global, que “para algumas organizações, a sobrevivência no curto prazo é o único item da agenda.

Outras estão espiando pela cortina de incertezas, pensando como irão se posicionar assim que a crise tiver passado e as coisas voltarem ao normal”. A questão crucial é: como será esse novo normal se ninguém pode estimar o tempo que essa crise do vírus chinês vai durar?

Pré e pós Covid-19

Artigo publicado pela McKinsey & Company e assinado por Kevin Sneader, global managing partner no escritório de Hong Kong, e Shubham Singhal, sócio sênior no escritório de Detroit e líder global da Prática de Sistemas e Serviços de Saúde, relata que o período exige uma reestruturação econômica global. Eles citam que está cada vez mais claro a separação histórica das eras pré e pós Covid-19. Dessa mesma forma, para o normal e o novo normal.

“Nessa nova realidade sem precedentes, seremos testemunhas de uma dramática reestruturação da ordem social e econômica na qual as empresas e a sociedade funcionavam tradicionalmente”.

“E, no futuro próximo, veremos o início de discussões e debates sobre quais serão as implicações do próximo normal e como seus contornos irão divergir exatamente daquele normal que, antes, moldava nossas vidas”.

Resolução
Resiliência
Retorno
Reimaginação
Reforma

O que será preciso para atravessar esta crise, agora que as métricas e premissas não são mais as mesmas? Quantas vezes olhamos para nossos avós, e alguns até para seus pais, para perguntar como foi atravessar uma guerra e se reerguer após seu término?

Os autores afirmam que a resposta para estas perguntas é uma ação de cinco pilares que só poderá ser iniciada após o término da batalha contra o coronavírus.

Trata-se de “Resolução, Resiliência, Retorno, Reimaginação e Reforma”, afirmam, que completam citando que a duração de cada um destes estágios pode variar de acordo com o contexto geográfico e industrial, em que as instituições poderão encontrar-se operando em mais de um estágio simultaneamente.

Confira mais detalhes deste artigo.


Foto: Denys Argyriou.