Microsoft investe no mercado voluntário de Créditos de Carbono

Microsoft investe no mercado voluntário de Créditos de Carbono

A Microsoft adquire 1,5 milhão de créditos de carbono da Mombak para reflorestamento na Amazônia, destacando a importância do mercado voluntário de créditos de carbono.

Por Redação em 27/02/2024

Em um movimento ousado, a Microsoft está ingressando no mercado voluntário de créditos de carbono do Brasil com um acordo para comprar créditos de um projeto em larga escala de reflorestamento de partes degradadas da Amazônia.

A gigante da tecnologia dos EUA concordou em adquirir até 1,5 milhão de créditos de remoção de carbono até 2032 da startup brasileira Mombak, que está plantando mais de 100 espécies de árvores nativas em terras desmatadas na Amazônia.

O projeto da Mombak visa não apenas recuperar áreas degradadas, mas também promover a biodiversidade e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. A Amazônia, como um dos pulmões verdes do mundo, desempenha um papel crucial na absorção de dióxido de carbono e na regulação do clima global. Portanto, iniciativas de reflorestamento como essa não apenas restauram ecossistemas vitais, mas também contribuem significativamente para os esforços globais de combate às mudanças climáticas.

Além de seu impacto ambiental positivo, o projeto de reflorestamento da Mombak também tem um impacto social significativo. Ao envolver comunidades locais no processo de plantio e manejo florestal, o projeto cria oportunidades de emprego. Também promove o desenvolvimento sustentável nas regiões amazônicas. Isso não apenas fortalece os laços das comunidades com suas terras, mas também ajuda a garantir que a conservação florestal seja uma prioridade compartilhada por todos os envolvidos.

Parceria no mercado voluntário de Créditos de Carbono do Brasil

A parceria entre a Microsoft e a Mombak destaca o potencial do mercado de créditos de carbono voluntários para impulsionar iniciativas de conservação. À medida que mais empresas se comprometem com a neutralidade de carbono e buscam formas de compensar suas emissões, projetos como esse se tornam peças-chave na transição para uma economia de baixo carbono.

O investimento da Microsoft no projeto de reflorestamento da Mombak é um sinal de seu compromisso com a sustentabilidade. Mas também destaca a crescente importância das empresas do setor privado no impulso de ações concretas para enfrentar a crise climática. Espera-se que essa parceria inspire outras empresas a seguir o exemplo, contribuindo assim para um futuro mais verde e resiliente para todos.


Foto: Diego Guzmán/Unsplash.