O mito do “Estado empreendedor”

O mito do “Estado empreendedor”

A tese do "estado empreendedor", apesar de sempre em alta, é apenas um mito. Em maioria, burocratas não direcionam o progresso.

Por Redação em 04/01/2021

Em 2011, a monografia da economista Mariana Mazzucato, formada pela New School, de Nova York, intitulada “Estado Empreendedor”, virou livro.

De acordo com o artigo de Anthony P. Geller, publicado no Portal Mises Brasil, Mazzucato acredita que o “estado empreendedor é o responsável por maravilhosas inovações“.

A princípio seu argumento não consegue escapar da famosa crença estatista: “contrariamente ao que dizem economistas “neoliberais”, o papel da economia de mercado na criação de bens e serviços é bastante superestimado, ao menos no que diz respeito a estimular inovações”.

Contudo, ela explica que a premissa básica de quem acredita em um estado empreendedor é que o investimento público conduz a inovação.

Em primeiro lugar, não é bem assim, ou pelo menos, não tão simples assim.

Inovações geralmente acontecem de baixo para cima, e não de cima para baixo.

Em outras palavras, são pessoas livres que agem de modo espontâneo e visando seu próprio interesse.

Assim surgem os produtos inovadores do futuro.

“A ideia de que burocratas sabem melhor como criar produtos inovadores é uma crença sem nenhuma sustentação prática”, aponta.

Estado Empreendedor?

Estado empreendedor? Acredita-se que não. Afinal de contas, foi pela competição em torno da comunicação portátil que surgiram os smartphone, por exemplo.

E não por ordem de um Estado Empreendedor.

Da mesma forma os carros elétricos. A competição entre montadoras resultou na inovação, na alta tecnologia na criação dos mais avançados carros elétrico, por exemplo.

Trata-se do oposto de um burocrata meditativo que Mazzucato acredita ser o condutos das inovações.

Veja esse exemplo citado no artigo original de Anthony P. Geller:

“Travis Kalanick, é um bad boy que desafiou leis ao lançar a Uber, que possibilitou que até mesmo os mais pobres tivessem o luxo de um motorista particular (e barato) disponível a apenas um clique de celular. Kalanick transformou um mero conceito em uma marca global que corajosamente desafia monopólios protegidos pelo estado, como o cartel dos taxis”.

Travis Kalanick pode ser a representação ideal, ou um belo exemplo, de como a inovação ocorre. Não por decretos estatais ou ideias de especialistas, mas sim por “empreendedores excêntricos, atrevidos e livres, que não pedem permissão e nem precisam de carimbos do estado para experimentar suas inovações”.

Quer ler o artigo na íntegra? Então clique aqui.


Foto: Christina @ wocintechchat.com.