Mapeando o ecossistema de inovação de Campinas

Mapeando o ecossistema de inovação de Campinas

Mapeando o ecossistema de inovação da cidade que tem o importante polo tecnológico e industrial, Campinas está rompendo muitas fronteiras.

Por Redação em 12/12/2020

Campinas está em destaque. Mapeando o ecossistema de inovação da cidade que tem o importante polo tecnológico e industrial, Campinas está rompendo muitas fronteiras regionais e até mesmo as nacionais.

Seja pelo Sirius, a mais complexa, e porque não dizer mais importante, infraestrutura científica já construída no país e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo; ou pelo Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, iniciativa que vem sendo desenvolvida pela Unicamp.

A importância do Ecossistema de inovação

Há pouco tempo noticiamos a nova classificação do IBGE, de Campinas como metrópole, e não foi a toa, pois a cidade detém valores bastante expressivos.

Ainda em 2019, Campinas foi eleita a cidade mais inteligente e conectada do país. O PIB também atingiu o maior índice dos últimos cinco anos.

O cenário se tornou extremamente favorável, afinal de contas, o setor de serviços concentra a maior fátua do PIB e a área de tecnologia tem importante participação nisso.

Segundo o Blog Campinas Tech, esses resultados são fruto de vários esforços conjuntos de vários atores do ecossistema, entre eles: poder público, instituições de ensino e pesquisa, indústrias, pequenas e médias empresas, além das startups.

E falando em startups, Campinas tem o segundo maior número de startups do estado de São Paulo.

Esse dado vem da Abstartups, que diz que são 144 empresas, ficando atrás apenas da capital.

“Todos esses dados mostram como o ecossistema se comporta de maneira viva, mas também muito volátil. Por isso, é preciso criar maneiras de documentar e analisar seu comportamento, além de monitorá-lo constantemente”.

E foi pensando nisso que uma frente de trabalho voluntária da Campinas Tech, comandada por Emerson Silva, resolveu criar o mapeamento do ecossistema de inovação.

O Mapeamento

A partir de um trabalho colaborativo, a Campinas Tech disponibiliza uma plataforma para mapear os atores de tecnologia de Campinas e Região.

“Basicamente, o mapeamento reúne startups, instituições de ensino, centros de pesquisa, universidades, grandes empresas e startups que exercem atividades baseadas em desenvolvimento tecnológico”.

Ou seja, agora você pode conferir todo o ecossistema de inovação de Campinas em um único mapeamento.

Segundo a Campinas Tech, o mapeamento do ecossistema de inovação de Campinas utiliza uma plataforma similar ao Google Maps, e busca oferecer o levantamento mais real e atual sobre o setor tecnológico.

Para saber mais sobre o mapeamento e conferir as informações na íntegra, clique aqui.


Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.