Coill inova no mercado de crédito de carbono

Coill inova no mercado de crédito de carbono

A Coill, uma climatech brasileira, desenvolve plataforma para resgatar transparência no mercado de crédito de carbono, promovendo sustentabilidade e confiança após revelações de fraudes.

Por Redação em 27/02/2024

A confiança no mercado de crédito de carbono enfrenta desafios após revelações de fraudes pela Verra, a principal certificadora do setor, pelo jornal The Guardian. Em resposta, a startup brasileira Coill desenvolve uma plataforma para resgatar a transparência e a confiança nesse mercado crucial para a sustentabilidade ambiental.

Marketplace de créditos de carbono da Coill

A Coill está prestes a lançar um marketplace de créditos de carbono. Ele não apenas facilitará transações, mas também buscará aumentar a transparência na certificação de créditos e na remuneração aos proprietários de florestas, abordando questões críticas destacadas pelas investigações jornalísticas.

Ao contrário de uma empresa meramente idealista, a Coill se destaca como uma força pragmática na conservação ambiental, combinando pessoas e tecnologia para promover a sustentabilidade e o desenvolvimento. Localizada na Amazônia, a empresa busca revolucionar a percepção sobre as florestas e suas comunidades, servindo como catalisadora para iniciativas ESG que buscam impactar positivamente tanto o meio ambiente quanto a sociedade.

Reconhecendo os impactos da industrialização, a Coill utiliza a tecnologia para redefinir o custo do bem-estar humano em termos de danos ambientais, criando oportunidades econômicas para regiões e indivíduos antes marginalizados pelos modelos tradicionais de desenvolvimento.

O atual modelo econômico na Amazônia exige uma reavaliação profunda, com uma abordagem mais inclusiva que reconheça o papel dos proprietários rurais como guardiões das florestas. A Coill propõe que esses proprietários sejam remunerados pelos serviços ambientais prestados, invertendo a lógica do desmatamento e transformando-os em protetores das florestas.

Por isso a plataforma da Coill utiliza tecnologias inovadoras, como drones, inteligência artificial, blockchain e satélites, para criar um ecossistema que promove a preservação de áreas florestais. Essa abordagem combate o desmatamento e reduz as emissões de carbono. Mas também democratiza o acesso ao mercado de créditos de carbono, permitindo a participação de pequenos produtores.

Blockchain e smart contracts

Além disso, a segurança e a transparência são garantidas por contratos inteligentes e blockchain, permitindo a verificação e solução de disputas de forma eficiente e confiável. Essa abordagem inovadora não apenas restaura a confiança no mercado de crédito de carbono. Mas também promove a sustentabilidade socioeconômica e ambiental, impulsionando uma economia circular que beneficia as comunidades locais.

Apesar das recentes fraudes no mercado, a Coill acredita que a demanda por créditos de carbono permanecerá forte, impulsionada pela necessidade crescente de ações climáticas. A empresa busca investimentos para expandir sua plataforma e aumentar seu impacto na preservação ambiental.

Portanto, a Coill se destaca como uma líder no setor, oferecendo soluções inovadoras para os desafios ambientais do século XXI. A participação ativa da empresa em conferências internacionais, como a COP 28, demonstra seu compromisso em atrair investimentos globais para enfrentar os desafios climáticos.


Foto: Leon Beckert/Unsplash.