Metaverso virou a palavra do ano em 2021 e os números são bastante consideráveis. Primeiramente, só nas redes sociais, foram mais de 84 mil menções.
De acordo com o Blog Comscore, a tendência é que toda e qualquer atividade se transforme em entretenimento por meio da tecnologia.
“O Metaverso deve amplificar essa experiência, espelhando o mundo real no ambiente virtual por meio do uso de avatares 3D e realidade virtual e aumentada”.
Metaverso: a palavra do ano
Sim, o tema ainda é polêmico e por si só, promoveu várias discussões na web ao longo deste ano (2021).
Por conta disso, o termo obteve, surpreendentemente, nada menos que 84 mil menções nas redes sociais vindas de 29 mil autores únicos.
Outro dado bastante relevante é a correlação entre metaverso e os trending topics. Por exemplo: realidade virtual; first airdrop; e precious gem marketplace (mercado de jóias preciosas).
O assunto foi abordado em sua maioria pelo público masculino, interessado em tecnologia, negócios, livros e família/paternidade, proveniente dos meios artístico, educador/estudantil e legal. No total, cerca de 82%. Embora esteja claro que isso não significa que as mulheres não se interessem por metaverso.
De acordo com o Blog Comscore, o pico aconteceu no final de outubro, justamente quando o então Facebook se apresentou ao mercado como Meta.
Um novo universo
O termo apresenta duas grandes vertentes. Aqueles que acreditam fielmente no metaverso e como ele pode ser transformador, principalmente no que se refere às conexões humanas, novas formas de trabalho, lazer e diversão.
Do outro lado está o público dito convencional. Aquele que ainda está tentando entender as dimensões do metaverso, a palavra do ano.
Leia também
O Comscore ainda identificou que, dentro de um universo de 115 milhões de internautas, cerca de 65 milhões preferem novas tecnologias, como por exemplo, a sincronização de todos os dispositivos eletrônicos.
Em contrapartida, cerca de 60 milhões, concordam que o contato humano foi melhorado com a evolução tecnológica, como o avanço das redes sociais, por exemplo.
Profissões Metaverso: nossos filhos irão trabalhar com isso
A pouco tempo falamos sobre as profissões Metaverso. Todavia, o assunto está super em alta.
Nossos filhos estão estudando para trabalhar em um mercado que, apesar de apresentar números surpreendentes, ainda é pouco conhecido.
Entre as novas profissões lançadas pelo Metaverso estão:
- 1- Cientista de pesquisa do metaverso;
- 2 – Estrategista de metaverso;
- 3 – Desenvolvedor de ecossistemas;
- 4 – Gerente de segurança faz parte das novas profissões metaverso;
- 5 – Construtor de hardware do metaverso;
- 6 – Storyteller do metaverso;
- 7 – Construtor do novo mundo;
- 8- Especialista em bloqueio de anúncios.
E muitas outras novas demandas que ainda surgirão.
O importante é lembrar que em 2021, metaverso foi a palavra do ano e sim, os números apontados surpreendem a maioria.
Mauricio Conti é Engenheiro de Computação, founder do Simples ID, CPO wconnect, Conselheiro Administrativo, Profissional de tecnologia e Saúde Digital, influenciador digital nas áreas de Blockchain e NFT.
Foto: Rawpixel.com/ Freepik.