Brasil é o 57º no Índice Global de Inovação

Brasil é o 57º no Índice Global de Inovação

Brasil ganhou cinco posições no Índice Global de Inovação (IGI).

Por Redação em 01/08/2022

O Brasil é o 57º no Índice Global de Inovação (IGI). No topo da lista aparece a Suíça, seguida pela Suécia e pelos Estados Unidos. Entretanto, na comparação com 2020, o Brasil ganhou cinco posições. 

O ranking foi recentemente divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI – WIPO, na sigla em inglês), em parceria com o Instituto Portulans, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação da Indústria Indiana (CII), a Ecopetro e a Assembleia de Exportadores Turcos (TIM), com o apoio do Conselho Consultivo do IGI e de sua Rede Acadêmica. 

Contudo, a CNI, por meio da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), é parceira na produção e divulgação do IGI desde 2017. A classificação começou a ser publicada anualmente em 2007.

Índice Global de Inovação: Brasil é o 57º e a CNI discorda

De acordo com a CNI, a colocação brasileira é “incompatível” com o fato de o país ser a 12ª maior economia do planeta, em 2020. “Temos um setor empresarial sofisticado”. 

Recentemente o trabalho do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) mostrou o Brasil ocupando a 13º colocação entre 45 países no ranking internacional para o desempenho da produção da indústria.

Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, os investimentos em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) foram fundamentais para que o país avançasse e sua indústria se tornasse competitiva no cenário internacional. 

“O crescimento sustentável e a superação da crise agravada pela pandemia de Covid-19 passam pela via da inovaçãol”, afirmou Robson Andrade.

Posição brasileira no IGI

De antemão, os três principais índices levados em consideração para a determinação da colocação do Brasil são:

  • Retração do PIB
  • Inserção de novos indicadores no ranking
  • Boa atuação empresarial

Entre os países que compõem a América Latina e Caribe, o Brasil é o quarto colocado, ocupando a 11ª posição entre as 34 economias do grupo de renda média alta.

Além disso, é o 4º colocado entre as 18 economias avaliadas da América Latina e do Caribe, ficando atrás do Chile (53º), do México (55º) e da Costa Rica (56º).

Até 2018 o Brasil está afundado no ranking de inovação, ocupando miseravelmente a 69ª colocação. Apesar disso, nos últimos quatro anos, o Governo Brasileiro apostou em inovação, via ministro Pontos.

Esse fato melhorou consideravelmente a posição do Brasil no Índice Global de Inovação.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Reprodução Portal da Indústria.