Campinas é a primeira metrópole brasileira sem ser capital

Campinas é a primeira metrópole brasileira sem ser capital

Campinas (SP) atingiu o nível de metrópole por ter elevado número de empresas e instituições públicas, atraindo contingentes populacionais muito significativos de outras cidades para fazerem uso de bens e serviços.

Por Redação em 30/06/2020

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realizou uma pesquisa de Regiões de Influência das Cidades (Regic), com base em dados de 2018 e constatou: Campinas é a primeira metrópole brasileira sem ser capital.

Segundo informações da Agência Brasil, as capitais: Vitória e Florianópolis, e a cidade de Campinas (SP), atingiram o nível de metrópole por terem elevado número de empresas e instituições públicas, atraindo contingentes populacionais muito significativos de outras cidades para fazerem uso de bens e serviços. Com Campinas na lista, o estado de São Paulo é a primeira unidade da federação a ter duas metrópoles.

“Campinas é a primeira metrópole brasileira sem ser capital.”

De acordo com Bruno Hidalgo, gerente de Redes e Fluxos Geográficos do IBGE, “as atividades econômicas impulsionaram o alto número de empresas nas novas metrópoles”. Ele ressaltou que Campinas é um polo tecnológico e de relevância em relação a logística, cortado por rodovias importante, além de sediar uma das mais importantes universidades do Brasil, a Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.

Com informações da Agência Brasil.


Foto: Rubens Chiri.

TAGS Campinas