O mercado brasileiro passa por uma verdadeira crise de identidade ultimamente. E não por menos, o mapeamento de mercado se tornou imprescindível.
De um lado a crise econômica gerada pela pandemia, do outro, a frequente turbulência do mercado brasileiro.
Os gestores brasileiros, apesar de comumente identificados pelas dinâmicas de trabalho, passaram a adotar medidas que facilitam a identificação de oportunidades.
Para que serve o mapeamento de mercado?
Em suma, esta estratégia serve para nortear a gestão na identificação das melhores oportunidades.
E em outras palavras, o mapeamento de mercado permite as equipes atuarem de forma mais assertivas apresentando melhores resultados.
Dessa maneira, permite a otimização de tarefas em um mercado altamente competitivo, oportunizando a tomada de ações mais eficientes.
O mapeamento de mercado no Brasil
Atualmente no Brasil, algumas empresas se especializaram em inteligência artificial e análise de big data. Exemplo disso é a wconnect.
A empresa criou o Datafy, uma consultoria especializada para auxiliar na identificação de oportunidades e mapeamento de mercado, facilitando o dia a dia das empresas e as rotinas administrativas.
Leia também
Conhecer todos os detalhes de cada processo da empresa permite que os gestores tomem as melhores decisões.
Dessa forma, reduzindo os riscos e aumentando as chances de tomar as melhores e mais assertivas decisões.
Mas afinal, como implementar?
A verdade é que a tecnologia da informação é o caminho.
Atualmente se tornou inviável fazer este mapeamento de forma manual ou humana. Por isso é preciso usar a tecnologia a favor das empresas.
Em conclusão, é mais que necessário o uso de Business Intelligence e Big Data para se ter negócios mais eficazes hoje em dia.
Para mais informações, clique aqui.
Foto: Silvan Arnet.