Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
CPQD e wconnect criam carteira digital para prescrições médicas

CPQD e wconnect criam carteira digital para prescrições médicas

Carteira digital para prescrições médicas. O projeto utiliza blockchain para guardar: vacinas, prescrições medicamentosas e histórico médico.

Por Redação em 22/06/2021

Carteira digital para prescrições médicas. O projeto desenvolvido em parceria pela wconnect e o CPQD utiliza tecnologia blockchain para guardar informações como vacinas, prescrições medicamentosas e histórico médico.

Dessa forma, o próprio paciente tem acesso às suas informações e, ao mesmo tempo, pode controlar o acesso a estes dados.

De acordo com a equipe técnica do CPQD, esta é a ideia por traz da plataforma Simples Receita criada pela startup wconnect, especializada no uso de big data para inteligência de negócios.

Carteira digital para prescrições médicas

O grande objetivo deste projeto que contou com o apoio da EMBRAPII, foi agregar segurança e confiabilidade à prescrição digital de receituário médico, por meio da utilização de tecnologia blockchain.

Assim, entre as vantagens do sistema de prescrição de receitas, está o fato de que ele permite guardar, via blockchain.

De acordo com Maurício Conti, fundador da wconnect, quem controla esses dados é o próprio paciente.

“Isso evita a perda das informações, principalmente nos casos de troca de plano de saúde. Outra grande vantagem é que todo o processo está alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”.

Simples Receita

Ao contrário do que alguns pensam, o Simples Receita foi baseado no conceito de Open Health.

Dessa forma, o Simples Receita utiliza como base uma rede blockchain aberta, reunindo médicos, pacientes e também farmácias que realizam vendas pelo e-commerce.

De acordo com o fundador da wconnect, a solução Simples Receita já está disponível para comercialização; o mercado de redes de hospitais, planos de saúde e sistemas de prescrição digital de receitas já podem ter acesso à plataforma.

“A adesão à solução (onboarding) passa por um processo de identificação e autenticação simples e bastante seguro”, explica.

Blockchain do CPQD

Segundo Fernando Marino, líder técnico em Blockchain do CPQD, a maior inovação da solução é a integração da prescrição digital de medicamentos, emitida via rede blockchain, com o certificado digital do médico no padrão ICP-Brasil.

“Uma das vantagens inerentes ao uso da tecnologia blockchain é o registro da receita médica na rede, o que garante que ela será utilizada uma única vez e permite à farmácia vender o medicamento controlado pelo e-commerce”, explica.

Sabe-se que a exigência desse certificado foi instituída por lei, no final de setembro (2020), para receitas de medicamentos controlados e atestados médicos emitidos em meio eletrônico, como em teleconsultas, por exemplo.


Foto: Joshua Coleman .