Big Data Analytics para empresas de recuperação de crédito

Big Data Analytics para empresas de recuperação de crédito

Big Data Analytics para empresas de recuperação de crédito: A Datafy pode te ajudar a usar dados para detectar bons e maus pagadores.

Por Redação em 16/05/2021

Big data analytics pode ser um grande parceiro das empresas de recuperação de crédito.

De fato, quanto mais informações de qualidade se tem a respeito do devedor, maior a chance de resgate dos valores. Para maximizar o retorno de suas carteiras, as empresa de recuperação de crédito podem investir justamente em soluções que as abasteçam de informações atualizadas e precisas.

Unindo mais dados levantados junto a diferentes fontes – Receita Federal, Junta Comercial, Poder Judiciário etc. – a sua base interna, as equipes de cobrança podem decidir com eficiência quem tem mais possibilidade de quitar a dívida e de que forma realizar a negociação e evitar os custos de um litígio judicial.

Como empresas de recuperação de crédito podem utilizar Big Data Analytics para gerir riscos

Em síntese, podemos dizer que plataformas de Big Data Analytics como a da Neoway permitem que as empresas de recuperação de crédito utilizem um grande volume de dados confiáveis e atualizados para definir o perfil do devedor, os meios que ele tem para pagar a dívida e buscar seus contatos e endereços, tudo de forma muito rápida e fácil.

Aumentar as variáveis para precificação de carteira

Descubra informações estruturais, como situação do CPF/CNPJ, endereços, processos judiciais, dívidas e etc. Assim, é possível conhecer o devedor em profundidade e definir com maior facilidade e precisão o seu Valor Estimado de Recuperação.

Buscar ativos (tangíveis e intangíveis)

Faça a exaustão patrimonial de pessoas físicas, empresas e até Grupos Econômicos, com informações atualizadas sobre bens e ativos tangíveis (veículos, imóveis, aeronaves) e intangíveis (marcas, patentes, softwares). Vale lembrar que a penhora de bens pode ser a última alternativa para quitação da dívida.

Segmentar contatos (a serem cobrados x propensão a pagamento)

Cruze informações da sua carteira com as buscadas em fontes externas e entenda quais devedores devem ser contatados primeiros, pois possuem recursos e mais formas de pagamento dos valores. Saiba por exemplo qual a taxa de crescimento de uma empresa ano contra ano, a estabilidade de um indivíduo no emprego ou mesmo processos judiciais que podem interferir na quitação da dívida.

Encontrar a localização e o contato de devedores

Enriqueça a estratégia com informações de contato e localização geográfica atualizadas. Com isso, as chances de sua empresa se comunicar aumentam. É possível combinar diferentes critérios de busca para diferenciar os homônimos e encontrar a pessoa ou entidade correta.

Quer entender na prática como aplicar o Big Data Analytics aplicado a empresas de recuperação de crédito? Conheça a Datafy, uma consultoria especializada em criar previsões de negócios através de estatística aplicada, ciência de dados (I.A., análise preditiva, machine learning), big data analytics e automação de processos com capacidade preditiva.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Myriam Jessier.