NFC com NFT: saiba de onde veio sua garrafa de vinho

NFC com NFT: saiba de onde veio sua garrafa de vinho

O uso de NFC com NFT para rastreabilidade e autenticação de garrafas de vinho pode ser uma forma eficaz de evitar fraudes e falsificações

Por Redação em 23/02/2023

Para o segmento de vinhos, um novo universo de informações e conhecimento é destravado ao utilizar tecnologias de identificação digital, possibilitando o rastreio da jornada do vinho, desde a vinícola até o ponto de venda, e um grande potencial de interação e engajamento com os consumidores. Daí que surge a necessidade do uso de NFC com NFT.

Os NFT (non-fungible tokens) são tokens digitais únicos que podem ser usados ​​para representar propriedade ou autenticidade de um item físico. Juntamente com o NFC (Near Field Communication), os NFT são usados ​​para fornecer auditabilidade e rastreabilidade de garrafas de vinho.

“A utilização de NFC com NFT permite aos fabricantes de vinho e aos varejistas registrar informações sobre a garrafa”, explica Marco Carbonari, proprietário da Vinícola Villa Santa Maria, e que está implementando o primeiro projeto brasileiro de NFC com NFT no lançamento de seu espumante Sur Lie. Serão capturadas informações como a origem das uvas, a data de colheita e os processos de produção, por exemplo.

“Isso pode ser feito inserindo essas informações em um token NFT e, em seguida, associando esse token a uma etiqueta NFC colada na garrafa”, conta. Os compradores podem verificar as informações da garrafa ao passar o telefone perto da etiqueta NFC, por exemplo. Isso assegura a autenticidade do vinho e a transparência na cadeia de suprimentos.

Os NFC com NFT são usados para rastrear a movimentação da garrafa. Um processo que inicia no fabricante e encerra no varejista. E por fim, até o consumidor final, comprador. O que garante o transporte e o armazenamento nas condições ideais. Em outras palavras, isso impacta na qualidade e no sabor do vinho.

Entenda a utilização de NFC com NFT

A utilização de NFC com NFT aumentam a segurança contra fraudes. Afinal, os tokens NFT são criados e registrados por fabricantes autorizados. Sendo assim, só podem ser replicados ou falsificados com dificuldade.

Além disso, fornecem informações adicionais sobre o vinho. Notas de degustação, recomendações de harmonização e até mesmo histórias e curiosidades sobre a região de origem são exemplos.

Em resumo, o uso de NFC com NFT para auditabilidade e rastreabilidade de garrafas de vinho pode fornecer transparência, segurança e informações adicionais. Além de garantir a qualidade e autenticidade do vinho. Isso pode ajudar a aumentar a confiança dos consumidores e, consequentemente, aumentar as vendas para os fabricantes e varejistas.

Uso eficaz contra fraudes

O uso de NFC com NFT pode ser uma forma eficaz de evitar fraudes e falsificações de garrafas de vinho. Somente fabricantes autorizados podem criar e registrar NFT. Isso significa que, para criar um token NFT válido, é necessário ter acesso às informações de produção e às etiquetas NFC. Esse movimento dificulta a criação de tokens NFT falsos.

Além disso, os NFT são únicos e não podem ser replicados, isso os torna mais seguros contra fraudes do que outras formas de rastreamento. Códigos de barras ou QR codes podem ser facilmente reproduzidos, por exemplo.

Outra forma que o uso de NFT com NFC pode evitar fraudes é pela capacidade de rastrear as garrafas ao longo da cadeia de suprimentos. Isso permite que os fabricantes e os varejistas verifiquem se uma garrafa de vinho é autêntica ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Isso engloba desde a origem das uvas até a chegada ao consumidor final. E pode ajudar a identificar e impedir a introdução de garrafas falsas no mercado.

O uso de NFT com NFC também pode ajudar os consumidores a verificar a autenticidade de uma garrafa de vinho antes de comprá-la. De forma muito fácil, basta passar o telefone perto da etiqueta NFC. Isso pode ajudar os consumidores a evitar a compra de vinhos falsificados e aumentar a confiança no mercado de vinhos.

Em suma, o uso de NFT com NFC para rastreabilidade e autenticação de garrafas de vinho pode ser uma forma eficaz de evitar fraudes e falsificações. Além disso, rastrear as garrafas de vinho na cadeia de suprimentos, permite que os consumidores verifiquem a autenticidade.

Avery Dennison e tecnologia NFC

A Avery Dennison empresa tem a ambição de conectar os mundos físico e digital com a adoção de tecnologias de identificação digital, contribuindo para a autenticidade, confiabilidade e acuracidade das informações em toda a cadeia de suprimentos, além de possibilitar maior engajamento com os consumidores das marcas.

“Através de soluções que autenticam o histórico do produto, possibilitamos o rastreamento dos produtos e acuracidade no inventário, assim como ações mais enriquecedoras com o consumidor, fortalecendo a conexão do mesmo com as marcas”, explica Thiago Cergol, especialista NFC, RFID e Intelligent Labels na Avery Dennison Smartrac, maior fabricante global de inlays de identificação por radiofrequência, UHF e NFC

Para o segmento de vinhos, um novo universo de informações e conhecimento é destravado ao utilizar tecnologias de identificação digital, possibilitando o rastreio da jornada do vinho, desde a vinícola até o ponto de venda, e um grande potencial de interação e engajamento com os consumidores.


Texto republicado com pequenos ajustes a partir do texto publicado originalmente na Blocknews.

Foto: ilovehz/Freepik.