Home office na pandemia: e depois da Covid-19?

Home office na pandemia: e depois da Covid-19?

Home office na pandemia foi algo comum. E depois que as coisas voltarem ao normal? Qual modelo de trabalho as empresas adotarão?

Por Redação em 18/01/2021

Diversas empresas começam a praticar home office durante a pandemia. E será que a moda continua?

De acordo com especialistas, o trabalho 100% remoto deve permanecer neste primeiro trimestre, mas a flexibilidade da jornada e a qualidade do trabalho entregue, indicam o modelo híbrido, que mescla o trabalho presencial com o remoto, como o futuro do trabalho. Aliás, o modelo híbrido já é realidade em várias multinacionais no Brasil.

100% em home office acredito que não é saudável, porque você precisa ter uma interação com os seus colegas, existe por trás uma questão de saúde mental que nós, como gestores, começamos a perceber”, explica Lucas Nogueira, diretor de recrutamento da Robert Half, companhia de recrutamento e seleção. “Por outro lado, 100% no escritório deixou de ser um modelo totalmente gerenciável, não só por uma questão de custo, mas também pelo lado da retenção dos profissionais. Caso a empresa não ofereça essa flexibilidade, pode perder bons talentos”, finaliza.

Com a nova realidade batendo à porta, como se preparar para o modelo híbrido de trabalho? O Sua Carreira selecionou as principais dicas do especialista de acordo com o nível hierárquico.

Funcionário: pratique o autogerenciamento

Primeiramente, o mercado de trabalho não funciona mais com a lógica “eu só faço o que me mandam”. Invista na capacidade de autogestão do seu trabalho. Essa é uma habilidade que será extremamente exigida neste modelo.

Em segundo lugar, crie uma rotina. Entenda quais são os melhores dias para trabalhar em casa e para trabalhar no escritório. Privilegie as atividades de acordo com o período do dia em que você tem mais foco. Rotinas mais definidas podem ajudar no modelo híbrido.

Gestores: foco na empatia

Entenda um pouco mais sobre a realidade do seu funcionário. Ex.: ele/a tem filhos? Será que ligar às 18h30 é um bom horário? Eu não posso esperar para o próximo dia?

Estipule, e deixe claro para todos, qual é o seu horário de trabalho. E um alerta: se o gestor não der o exemplo de que o híbrido é bom e ir todos os dias para o escritório, todos os subordinados vão querer seguir a mesma lógica.

Confie no time e tenha a cabeça voltada para a entrega e os indicadores de produtividade e não para o horário de trabalho do funcionário.

Para todos: saiba se comunicar

Será que estou sendo claro? Isso passa pela redação de um e-mail bem redigido, em um momento em que não estamos mais ao lado da pessoa. Tenha certeza de que o receptor entendeu a sua mensagem.

Para ler a matéria completa, clique aqui.


Foto: Yasmina H.