Aulas online: pai constrói barraca para filho estudar

Aulas online: pai constrói barraca para filho estudar

Odilésio Somavilla construiu uma barraca de madeira e lona para seu filho, Alan, acompanhar as aulas online dadas no Google Classroom.

Por Redação em 04/09/2020

Para captar o sinal de internet e seu filho poder acompanhar as aulas online, Odilésio Somavilla montou uma tenda perto da lavoura onde a família trabalha, em Estrela Velha.

Seu filho, Alan Somavilla, de 11 anos, acompanha as aulas no local com um telefone usado. Antes que o garoto precisasse de um, a família sequer tinha um telefone celular.

Estrada Velha está localizada no Rio Grande do Sul. A família mora em uma área rural da cidade de pouco mais de 3,6 mil habitantes. Segundo o IBGE, em 2018, havia apenas 378 matrículas de ensino fundamental.

“Nós compramos um telefone pra ter acesso à internet, mas como o sinal lá em casa não pegava bem, eu tive a ideia de fazer a barraca aqui perto da lavoura, onde o sinal é melhor. Construí com pedaços de madeira e coloquei uma lona por fora para quando, se é frio ou chuva, o Alan possa vir estudar. A gente, como pai, ajuda como pode”

Odilésio Somavilla.

De acordo com Giovana Dalcin, a diretora da escola Itaúba, onde Alan estuda, o colégio fornece material impresso aos estudantes. Porém, os professores explicam a matéria em video-conferências na plataforma Google Classroom.

Após perceber que precisaria acompanhar as aulas via internet, o próximo passo de Alan foi andar pelo terreno até encontrar um lugar onde tivesse sinal. O garoto achou um local próximo ao rio Jacuí, onde o frio do inverno sopra mais gelado, e foi lá que Odilésio ergueu uma sala de aula improvisada para seu filho.

As aulas online vão se extender até quando?

Sem dúvida, a história de Alan é uma entre tantas outras de crianças enfrentando dificuldades no acesso ao ensino online. A princípio, a meta era retomar o ensino presencial a partir de 31 de agosto. Entretanto, a proposta foi rechaçada pelas associações municipais e entidades que representam os professores.

Apesar de estar em bandeira laranja no mapa de distanciamento controlado, Estrela Velha é uma das 13 cidades que ainda não registraram casos de Covid-19 no estado.

Para ver a matéria completa, acesse o site G1.


Foto: Giovana Dalcin/arquivo pessoal.