SP: volta às aulas começa em 8 de setembro

SP: volta às aulas começa em 8 de setembro

Em qualquer etapa da retomada deve haver higienização dos ambientes, uso de máscaras pelos profissionais e alunos, averiguação de temperatura, proibição do uso de bebedouros, os intervalos devem ser intercalados, bem com horários de início e término das aulas.

Por Redação em 24/06/2020

Durante coletiva de imprensa, na manhã de hoje (24/06/2020), o Governo do Estado de São Paulo apresentou um plano de ação de volta as aulas a partir de 8 de setembro. A primeira e mais importante ação é voltada aos protocolos de higiene e distanciamento social que devem ser cumpridos por todas as instituições.

Segundo dados do governo, são 13,3 milhões de alunos em todo o estado e cerca de 1 milhão de professores e demais profissionais de educação. As aulas só serão retomadas se todas as regiões do estado estiverem há 28 dias na fase amarela de flexibilização da economia. 

Cada nível de ensino terá regras próprias para o retorno, tanto para as escolas públicas como para as privadas. Como em uma espécie de rodízio, a primeira etapa contará com 35% dos alunos de forma presencial. O restante acompanhará as aulas de forma on line. A segunda etapa será com 70% dos alunos e fase final será com 100% dos alunos de forma presencial.

Em qualquer etapa da retomada deve haver higienização dos ambientes, uso de máscaras pelos profissionais e alunos, averiguação de temperatura, proibição do uso de bebedouros (o compartilhamento do equipamento está proibido), os intervalos devem ser intercalados, bem com horários de início e término das aulas. A orientação do governo é, inclusive, evitar os horários de pico do transporte público. 

Para chegar a este modelo de volta às aulas, o Governo do Estado levou em consideração experiências de outros países que já passaram por essa etapa, como Dinamarca, África do Sul, Alemanha, França, Chile e Holanda.

Baixe o material apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo no botão abaixo.


Foto: Governo do Estado de São Paulo.