As principais plataformas de BaaS em 2021

As principais plataformas de BaaS em 2021

Quer saber quais são as principais plataformas de BaaS em 2021? Aqui está uma lista com 5 delas, incluindo detalhes sobre cada uma.

Por Redação em 20/09/2021

Banking-as-a-Service (BaaS) é exatante o que a tradução indica: banco como serviço. Ou seja, uma empresa fornece serviços que eram típicos de bancos para seus clientes, como cartões de débito ou empréstimos.

E quais são as principais plataformas de BaaS hoje em dia?

Matera Fintech BaaS

Hoje considerada uma das principais plataformas de BaaS do mundo, a Matera é também o maior provedor brasileiro de soluções de core banking.

Agora com a Matera Fintech BaaS, a empresa oferece serviços de pagamento para os clientes, que não tem a necessidade de montar a sua própria IP (Instituição de Pagamento), conhecida popularmente como Banco Digital. Assim, é possível validar modelos de negócios com pouco investimento e, posteriormente, estruturar a sua própria IP quando ganhar escala, sempre utilizando a melhor tecnologia do mercado.

Em 2020 a Matera anunciou parceria estratégicas com a Visa e a BPP, bem como um aporte R$ 100 milhões da Kinea Private Equity para apoiar sua internacionalização. Atualmente tem mais de 100 clientes, entre eles diversos bancos tradicionais e digitais, bem como fintechs – como o C6 Bank – varejo e demais instituições financeiras.

Valencio Garcia, da wconnect, explica “A Matera é, sem dúvida, a melhor plataforma presente hoje no Brasil”.

solarisBank

O solarisBank se autodenomina uma “empresa de tecnologia com licença bancária”. A startup sediada em Berlim possui uma licença bancária alemã e fornece uma plataforma BaaS que permite às empresas oferecer serviços financeiros totalmente digitais e compatíveis com a marca branca aos seus clientes finais.

A empresa está focada na construção de processos totalmente automatizados, fornecendo infraestrutura quase invisível aos usuários finais e criando um ecossistema digital global para que os clientes construam seus próprios produtos bancários escalonáveis.

Bankable

Entre as principais plataformas de BaaS está a Bankable, que é uma startup com sede em Londres focada em capacitar instituições financeiras, fintechs e outras corporações existentes a trazer novas soluções de pagamentos para o mercado. Suas soluções BaaS incluem um gerenciador de razão virtual, banco digital, programas de cartão de pagamento e carteiras eletrônicas.

Em abril de 2019, o Bankable anunciou uma parceria com a Visa para acelerar seu banco digital e outras soluções.

Treezor

Treezor é uma plataforma de core banking de marca branca (white label) baseada em API que opera como uma “solução de pagamento one-stop shop” tanto para receber quanto para emitir pagamentos e cobrindo todo o escopo de pagamentos.

A empresa facilita a gestão de pagamentos, permitindo a seus mais de 40 clientes fintech licenciados e não licenciados – incluindo neobanks , bancos profissionais e mercados – para fornecer a seus clientes serviços de pagamento personalizados, como transferências eletrônicas, transferências ponto a ponto (P2P), gerenciamento de contas, carteiras digitais, aquisição de cheques, bem como pré-pagos físicos e virtuais, débito e crédito cartões e Números de Conta Bancária Internacional (IBANs).

Fundada em 2016, a startup sediada em Paris tem a aprovação da Autoridade Francesa de Supervisão e Resolução Prudencial (ACPR), e é um STEP2 (SEPA) e membro principal das redes Mastercard. A Treezor foi adquirida pelo grupo Societe Generale em 2019 para acelerar a estratégia de inovação aberta da empresa-mãe, bem como a expansão internacional da Treezor na Europa.

11: FS Foundry

A empresa 11: FS Foundry, sediada no Reino Unido, está em processo de desenvolvimento de uma plataforma para oferecer recursos bancários centrais, alavancando tecnologia que elimina a necessidade de escolher entre agilidade e escalabilidade.

A empresa está procurando fazer atualizações e revisões de core banking – historicamente vistas como de alto risco, alto custo e, francamente, a serem evitadas – muito mais atraentes e escaláveis ​​para os clientes, diminuindo o custo, o tempo de colocação no mercado e as barreiras da infraestrutura arcaica.

Em meados de 2019, a empresa, que foi lançada um ano antes como subsidiária da 11: FS, anunciou que seu parceiro de investimento e primeiro cliente de empréstimo, DNB, havia se comprometido com uma segunda rodada de financiamento para o projeto.

Cambr

Formada em 2018 a partir de uma parceria entrea Q2 e a StoneCastle, a Cambr possui um serviço bancário full-stack e a maior plataforma de depósito distribuído do país (rede StoneCastle de mais de 800 bancos comunitários).

Embora não ofereça soluções BaaS totalmente prontas para uso como alguns de seus concorrentes, a Cambr oferece a infraestrutura básica necessária, aproveitando os pontos fortes de suas empresas parceiras fundadoras: ampla experiência no setor, ativos de tecnologia robustos e relacionamentos bancários estratégicos.

A empresa oferece atualmente contas de depósito básicas, conformidade, pagamentos, cartões bancários e de débito.

Para mais informações, clique aqui.


Foto: Eduardo Soares.