De Cuba, youtuber ensina cubanos a comprar Bitcoin

De Cuba, youtuber ensina cubanos a comprar Bitcoin

O youtuber cubano Eric Cruz ensina seus conterrâneos a comprar criptomoedas. Com elas, eles têm acesso a produtos importados e a serviços como Amazon e Netflix.

Por Redação em 17/09/2020

O youtuber Eric Cruz ensina cubanos a comprar bitcoin e outras criptomoedas. De acordo com o influencer, é possível driblar, de uma vez só, as proibições impostas pelo governo socialista cubano e o bloqueio dos Estados Unidos.

Seu canal, Bachecubano, atualmente conta com 27 mil seguidores.

“Acredito que as criptomoedas são uma solução magnífica para milhares de problemas atuais em Cuba. Por isso queremos a todo custo ensinar e dar as melhores maneiras de usá-las para resolver nossos problemas diários”, disse Cruz para o Portal do Bitcoin.

Dois mercados, duas medidas

Cruz explica que o governo socialista cubano controla o mercado de produtos de tecnologia com mãos de ferro, e este se resume às lojas estatais.

Como resultado, existe uma rede de comércio paralela composta por diversas pessoas que trazem produtos, geralmente vindos dos EUA, em vôos comerciais. É com a ajuda dessa rede informal que ele compra equipamentos e mantem seu canal.

“O mercado e o comércio aqui são baseados em dois fluxos de produtos: os vendidos nas lojas estatais e os que são vendidos a partir da importação de mercadorias pelos próprios cidadãos que as trazem em vôos comerciais”, afirma Cruz.

Qual é a função das criptomoedas?

De acordo com o influencer, nenhum cubano possui acesso a serviços de crédito bancário e tampouco cartões de crédito ou débito. O Bitcoin, por não depender diretamente de uma rede bancária formal, permite que eles façam transações internacionais e participem do comércio mundial.

“Por isso que buscamos soluções que permitam aos cubanos, por exemplo, adquirir criptomoedas, trocá-las nos mercados internacionais por outras moedas e operar com elas”, explica o influencer.

Ao contrário dos seguidores da tendência de usar o Bitcoin como reserva de valor a longo prazo, Cruz prefere usá-la, de fato, como moeda.

“Utilizo como meio de transações, não tenho interesse em minerá-las, nem comercializá-las, nem depositá-las em nenhum desses esquemas de investimento”, disse ele.

Vídeo em que o youtuber ensina cubanos a comprar Bitcoin

Conforme pode ser visto o vídeo abaixo, o único meio que cubanos têm para comprar criptomoedas é através de acordos diretos com pessoas que conseguem compra-las no exterior.

Não é fácil encontrar alguém disposto a vender suas moedas digitais, mas já existem grupos no WhatsApp, no Telegram e em outras plataformas que facilitam o encontro entre compradores e vendedores.

Inegavelmente, cubanos por determinados serviços ou produtos em Cuba não tem muitas opções a não ser pagar a mais por algo que abre muitas portas em uma economia tão fechada.

Vídeo “¿Cómo comprar Bitcoin en Cuba? Crescen las criptomoedas en Cuba”, por Eric Cruz

Para ler a matéria completa, acesse o site Portal do Bitcoin


Foto: reprodução/Youtube.