A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem como objetivo aumentar as metas de reciclagem e fomentar a economia circular, incluindo a logística reversa de embalagens.
Com o intuito de reduzir os resíduos e na tentativa de frear o aumento da poluição, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu consulta pública no último dia 04 de junho. O objetivo é determinar ciclos de uso para produtos passíveis de reciclagem e fomentar o descarte correto de embalagens.
A minuta do Termo de Compromisso continua em desenvolvimento até o dia 04 de julho no site do Ministério. A iniciativa envolve seis grandes empresas sediadas no Brasil – Ambev, Heineken, Nestlé, Coca-Cola, Tetrapak e Unilever – que, ainda em 2018, injetaram no mercado cerca de 5 milhões de toneladas de embalagens e manifestaram interesse em firmar o compromisso com o MMA.
Leia também
A celebração de termo tem abrangência nacional e vai renovar as medidas, ações e iniciativas com o intuito de ampliar o alcance da Política Nacional de Resíduos de Resíduos Sólidos e de proteção ambiental, que prevê, inclusive, a implementação do projeto Conexão Circular MMA, que chegará a 52 cidades com ações de logística reversa, aumentando a qualidade ambiental urbana para combater também o lixo no mar.
O objetivo do MMA é criar um círculo virtuoso, de maneira que, quando se amplia o uso dos produtos com embalagens de produtos recicláveis, aumenta a quantidade de material para reciclagem, aumentando o trabalho de reciclagem do reciclador, o que reflete diretamente na formalização deste mercado.
Para contribuir, acesse a Consulta Pública – Termo de Compromisso de Embalagens em Geral.
Foto: Ministério do Meio Ambiente.