Teletrabalho: TST fala sobre essa “nova modalidade”

Teletrabalho: TST fala sobre essa “nova modalidade”

O Tribunal Superior do Trabalho criou um material para tirar as principais dúvidas a respeito do "teletrabalho" (vulgo trabalhar de casa).

Por Redação em 07/01/2021

Diante de dúvidas que surgiram sobre depois de muita gente ter passado a trabalhar de casa, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) criou um material disponível na internet para dar as informações sobre o chamado “teletrabalho”.

Na cartilha denominada “Teletrabalho – o trabalho de onde você estiver”, o tribunal detalha os conceitos de teletrabalho, trabalho remoto, home office e trabalho externo.

Antes de mais nada, define-se como teletrabalho a modalidade na qual as tarefas são realizadas fora das dependências do empregador, podendo ser na residência do empregado ou não, e com a utilização de recursos tecnológicos. O trabalho externo é desempenhado nas ruas por motoristas, vendedores e representantes, por exemplo.

Enfim, basicamente juridiquês enfadonho e burocrático para dizer que alguém trabalha de casa. O tema, entretanto, é relevante visto que milhões de pessoas trabalharam em casa devido ao isolamento social em 2020.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 8,5 milhões de pessoas trabalharam remotamente nos primeiros meses da quarentena. Os trabalhadores das áreas de serviços e comércio foram os que menos conseguiram realizar o teletrabalho em suas funções.

Matéria com base no site Pequenas Empresas & Grandes Negócios.


Foto: Standsome Worklifestyle.