Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Startup Ecosystem Rankings 2020: Brasil é top 20

Startup Ecosystem Rankings 2020: Brasil é top 20

A Startup Ecosystem Rankings 2020 mostra o Brasil em 20º e, entre as cidades, São Paulo em 18º lugar.

Por Redação em 04/09/2020

No meio de uma pandemia, o Brasil está nos trazendo boas notícias: o país saltou 17 posições e agora aparece em 20º lugar entre os 100 países listados no Startup Ecosystem Rankings 2020.

O Startup Ecosystem Rankings 2020, que está em sua terceira edição, é um estudo feito pela StartupBlink que mapeia e classifica hubs de inovação utilizando algoritmos.

Brasil tem 29 cidades em um ranking de 1.000, o que o coloca em sétimo lugar na lista dos países com maior número de cidades com impacto em inovação.

Dentre elas, São Paulo é a única cidade da América Latina entre as top 20 (ficou em 18º lugar).

A má notícia é que Rio de Janeiro caiu 29 posições no ranking e Belo Horizonte caiu 31.

O mapa da StartupBlink tem apenas 942 startups brasileiras identificadas.

Como as posições na Startup Ecosystem Rankings são definidas?

A StartupBlink não utiliza entrevistas ou votações e prefere um caminho analítico para identificar os hubs.

Como mencionado anteriormente, a organização utiliza algoritmos de análise e classificação de dados para ranquear as cidades e países em sua lista.

Os fatores que afetam o ranking e a mensuração dos hubs são: quantidade de startups e organizações de suporte; qualidade das startups e do ecossistema de suporte; ambiente de negócios e infraestrutura.

Coronavirus Innovation Map, o mapa de inovações para combater a Covid-19

Além da lista Startup Ecosystem Rankings 2020, a StartupBlink recentemente montou um novo mapa de inovação focado na Covid-19 que identifica iniciativas globais ligadas ao vírus, seja na área de diagnóstico e tratamento, seja no que eles chamam de Life & Business Adaptation (novos modelos de negócio pós-covid).

O Coronavirus Innovation Map é dinâmico e está sendo montado com apoio da Health Innovation Exchange, da UNAIDS, e da Moscow Agency of Innovations. Até agora estão mapeadas 1.030 iniciativas, 11 delas no Brasil, sendo a mais recente a Simples Receita. Outro indicativo do crescimento e do potenciar das startups brasileiras é que elas receberam US$ 36 milhões em investimentos só em maio.

Você pode baixar o relatório completo aqui.


Foto: reprodução/Startup Ecosystem Rankings 2020.