Saúde Digital

Prescrição digital e uso de blockchain podem reduzir fraudes

Recentemente o brasileiro notou a aceleração tecnológica. Até os setores mais tradicionais se adaptaram. A área da saúde, por exemplo, se adaptou com consultas via internet e a prescrição digital de medicamentos.

De acordo com o Portal PFarma, o maior portal de conteúdo farmacêutico de língua portuguesa, são inúmeros os benefícios da prescrição médica com certificado digital.

De acordo com o Conselho de Farmácia, todos os anos são emitidas mais de 3 bilhões de prescrições médicas. Isso se mensurar as fraudes que são deflagradas pela polícia em todo o Brasil.

O uso da prescrição digital reduz consideravelmente essa prática. Afinal de contas, com o uso de blockchain é possível garantir a privacidade dos dados.

Prescrição Digital: a novidade

A prescrição de medicamentos é uma das rotinas mais comuns para os profissionais de saúde. Diferentemente do que muitos acreditam, a prescrição médica está muito além de um simples papel para adquirir medicamentos.

Dessa forma, os profissionais precisam definir, com auxílio de análise clínica, qual o problema do paciente e somente após esta identificação, é que se toma a decisão sobre o tratamento.

“A Prescrição Médica Digital é um documento que usa a assinatura digital do médico por meio do uso de um Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.”

Na prática, o que isso significa?

Processos mais seguros e mais ágeis tanto para os pacientes quanto para o médico.

Em suma, entre os principais benefícios da prescrição digital estão:

  • rastreabilidade;
  • impossibilidade de falsificação de carimbo do profissional de saúde;
  • armazenamento digital;
  • facilidade na hora da compra.

 E falando em facilidade para a compra de medicamentos, plataformas como a Simples Receitas surgiram da necessidade de manter pacientes de risco, resguardados em casa.

Simples Receita

A plataforma Simples Receita mudou definitivamente a relação entre médicos e pacientes.

É com o uso de blockchain (tecnologia utilizada por bancos para a proteção de dados), o Simples Receita permite que o médico envie uma prescrição digital para o paciente que escolhe uma farmácia para realizar a compra on-line.

“É uma transação segura para o paciente, para o médico e para a farmácia. O blockchain assegura isso”, explica Maurício Conti, desenvolvedor da plataforma Simples Receita.

Para ler mais, clique aqui.


Foto: National Cancer Institute.

Últimas notícias

O Brasil tem um “pré-sal verde” a explorar

Brasil tem "pré-sal verde" na Amazônia: 210 bilhões de litros/ano de biocombustível em áreas degradadas…

18 de abril de 2024

Baita Aceleradora: uma década de Inovação com Propósito

A Baita Aceleradora celebra uma década de sucesso, destacando-se por seu portfólio diversificado e compromisso…

5 de março de 2024

GFANZ e BNDES apoiam o Financiamento Climático no Brasil

GFANZ e BNDES lançam iniciativas para financiar projetos climáticos no Brasil. Plataforma de Transição Climática…

28 de fevereiro de 2024