Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Prescrição digital e uso de blockchain podem reduzir fraudes

Prescrição digital e uso de blockchain podem reduzir fraudes

A prescrição digital nunca esteve tão em alta. A grande novidade é que sistemas utilizam tecnologia bancária para garantir a privacidade de dados.

Por Redação em 07/06/2021

Recentemente o brasileiro notou a aceleração tecnológica. Até os setores mais tradicionais se adaptaram. A área da saúde, por exemplo, se adaptou com consultas via internet e a prescrição digital de medicamentos.

De acordo com o Portal PFarma, o maior portal de conteúdo farmacêutico de língua portuguesa, são inúmeros os benefícios da prescrição médica com certificado digital.

De acordo com o Conselho de Farmácia, todos os anos são emitidas mais de 3 bilhões de prescrições médicas. Isso se mensurar as fraudes que são deflagradas pela polícia em todo o Brasil.

O uso da prescrição digital reduz consideravelmente essa prática. Afinal de contas, com o uso de blockchain é possível garantir a privacidade dos dados.

Prescrição Digital: a novidade

A prescrição de medicamentos é uma das rotinas mais comuns para os profissionais de saúde. Diferentemente do que muitos acreditam, a prescrição médica está muito além de um simples papel para adquirir medicamentos.

Dessa forma, os profissionais precisam definir, com auxílio de análise clínica, qual o problema do paciente e somente após esta identificação, é que se toma a decisão sobre o tratamento.

“A Prescrição Médica Digital é um documento que usa a assinatura digital do médico por meio do uso de um Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.”

Na prática, o que isso significa?

Processos mais seguros e mais ágeis tanto para os pacientes quanto para o médico.

Em suma, entre os principais benefícios da prescrição digital estão:

  • rastreabilidade;
  • impossibilidade de falsificação de carimbo do profissional de saúde;
  • armazenamento digital;
  • facilidade na hora da compra.

 E falando em facilidade para a compra de medicamentos, plataformas como a Simples Receitas surgiram da necessidade de manter pacientes de risco, resguardados em casa.

Simples Receita

A plataforma Simples Receita mudou definitivamente a relação entre médicos e pacientes.

É com o uso de blockchain (tecnologia utilizada por bancos para a proteção de dados), o Simples Receita permite que o médico envie uma prescrição digital para o paciente que escolhe uma farmácia para realizar a compra on-line.

“É uma transação segura para o paciente, para o médico e para a farmácia. O blockchain assegura isso”, explica Maurício Conti, desenvolvedor da plataforma Simples Receita.

Para ler mais, clique aqui.


Foto: National Cancer Institute.