Parceria da wconnect com CPQD e EMBRAPII rende seu primeiro fruto: Simples Receita.
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o CPQD e a wconnect fizeram uma parceria e ela já rendeu o primeiro fruto: o Simples Receita.
A Embrapii é uma organização social que tem apoiado instituições de pesquisa tecnológica e vem fomentando a inovação no Brasil desde 2013.
O CPQD é um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, responsável pelo desenvolvimento de diversas tecnologias, entre elas a primeira fibra óptica nacional.
A wconnect é, por sua vez, é uma empresa brasileira que atua em diversos setores, entre eles o de tecnologia. Ela se define uma empresa de engenheiros, designers, programadores, executivos e ex-executivos que trabalha ajudando seus clientes e executivos no desafio de atingir as metas, inovar, crescer e reduzir custos dia a dia.
O que é o Simples Receita e qual era a intenção da wconnect?
A princípio, o objetivo da wconnect era dar a pacientes do grupo de risco uma ferramenta para evitar sair de casa na hora de retirar medicamentos. Pensando nisso, a plataforma Simples Receita conecta médicos, pacientes e redes de farmácias, eliminando a necessidade de deslocamento.
“A intenção é colaborar para o distanciamento social, evitando que os pacientes tenham de se deslocar até uma farmácia para comprar o medicamento prescrito digitalmente pelo médico”, explica Maurício Conti, fundador da wconnect.
“Com o Simples Receita, o paciente atendido via telemedicina que recebe a receita em formato digital, poderá utilizar a mesma plataforma para comprar o medicamento na farmácia de sua preferência, via e-commerce, sem sair de casa”, acrescenta.
Leia também
Além disso, o Simples Receita utiliza a blockchain desenvolvida pelo CPQD para garantir a privacidade dos pacientes e para que eles tenham controle sobre seus dados.
“Além de dar mais segurança a esse processo, a tecnologia blockchain ainda permite a realização de auditorias sobre as receitas emitidas, o que a torna indicada especialmente nos casos de prescrição de medicamentos controlados pela Anvisa”, explica Reynaldo Formigoni, gerente de Soluções Blockchain do CPQD.
Como funciona?
Após a consulta online, o médico cadastra a receita que deseja dar ao paciente no app do Simples Receita. A seguir, o paciente entra em contato com a farmácia, que consulta a base de dados do Simples Receita para verificar a existência da receita.
A partir daí, a farmácia indica que o medicamento foi retirado e o envia para o paciente. Em outras palavras, não é preciso que ninguém vá até a farmácia para entregar pessoalmente uma receita médica para um atendente, tampouco para receber seu medicamento.
O paciente recebe o medicamento em casa, evitando qualquer tipo de exposição desnecessária.
Quer saber mais sobre o Simples Receita? Clique aqui.
Foto: National Cancer Institute.