Os 10 tipos de inovação segundo a consultoria Doblin

Os 10 tipos de inovação segundo a consultoria Doblin

A Doblin, uma empresa de consultoria, estudou mais de 2000 de inovação e as clafficou em 10 tipos. Use a classificação para ter insights e se diferenciar da concorrênicia ou para fazer uma auto-análise.

Por Redação em 04/08/2020

Inovação é uma forma de “driblar a concorrência”, uma forma de não perder clientes só porque algum concorrente fez um produto ligeiramente mais bonito ou baixou um pouco o preço. Afinal, como disse Peter Thiel, “a concorrência é para perdedores”.

É inevitável que todas as empresas lutem por clientes, mas não é aconselhável estar em uma situação em que a concorrência seja tão dura que qualquer pequena vantagem seja decisiva. Pra isso, precisam de inovação.

Para se diferenciarem dos concorrentes e evitarem esse tipo de competição, as empresas devem se esforçar para construir uma vantagem sustentável a longo prazo. Embora tais vantagens possam surgir de várias fontes diferentes – especialmente no estágio de maturidade da economia atual, muito focada na informação – elas frequentemente surgem da inovação.

Mas de onde vem a inovação? Existe uma estrutura universal que pode ser aplicada para ajudar a obter grandes avanços consistentes nessa área?

Doblin, uma empresa de consultoria, examinou mais de 2.000 inovações de negócios e as categorizou em 10 tipos distintos. Qualquer pessoa pode usar a categorização para ajudar na realização de uma auto-análises ou para pensar em formas de se diferenciar dos competidores.

Os 10 tipos de inovação em 3 grandes categorias

Os quatro primeiros tipos de inovação se concentram na configuração da empresa e em todo o trabalho que acontece “nos bastidores”.

Um dos exemplos mais interessantes sobre “trabalho nos bastidores” e inovação é o McDonalds. Os franqueados eram encorajados a desenvolver e lançar seus próprios pratos, o que culminou na criação do Egg McMuffin, que hoje lidera toda a oferta de café da manhã da empresa.

Os tipos de inovação de 5 e 6 são voltados para oferta de produtos. É intuitivo que adicionar um produto ao seu portfólio ou criar algo completamente novo é uma inovação muito impactante.

As inovações de 7 à 10 estão relacionadas com a experiência do cliente. A facilidade para chegar até sua empresa e a sensação que cliente tem ao comprar um produto ou serviço têm grande impacto nas vendas.

Patagonia

Um exemplo desses tipo de inovação pode ser observado na marca de roupas Patagonia, ligada a causas ambientais, que causa naqueles que compram seus produtos uma sensação de “bem estar e dever cumprido”.

Para ver a matéria completa e os 10 tipos de inovação com mais detalhes, acesse o site The Visual Capitalist.


Foto: Erik Mclean.