O formigueiro digital devora todos os negócios

O formigueiro digital devora todos os negócios

Inovação empresarial virou questão de sobrevivência: produtos e até nichos inteiros estão sendo alterados ou substituídos com uma velocidade nunca vista antes.

Por Redação em 26/08/2020

Inovação empresarial virou questão de sobrevivência, mais do que nunca. Milhares de startups, como formigas de um formigueiro digital, destroem as bases de empresas tradicionais. Elas dão várias cambalhotas nos mercados no mesmo tempo em que empresas tradicionais fazem seus lentos movimentos de SWOT e balanced scorecards.

Elas atacam por todos os lados. Vários setores já foram devorados. Alguns exemplos são: hotéis, música, filmes, livrarias e agências de turismo.

O processo de mudança exige dessas grandes empresas novas formas de gestão com menos burocracia interna, facilitando a inovação.  Afinal, forma de fazer marketing, de entender seu cliente e de interagir com ele mudou.

Para lidar com uma necessidade tão grande de mudanças e adaptações tão rápidas, trazidas pela expansão do mundo digital, também é recomendável que a empresa cultive uma cultura de inovação que atraia talentos que querem muito mais que salários ou ambientes descolados.

Outra consequência desse novo mundo é que o papel dos Conselhos de Administração (CA) ganhou importância inédita na gestão de riscos, sendo o maior risco de todos o desaparecimento.

Alguns CA têm perfis exclusivamente técnicos e operacionais e outros têm perfis majoritariamente financeiros. Ambos os perfis, sozinhos, já não são mais o suficientes.

A empresa precisa que o CA mescle experiências distintas, alguns com visão financeira e outros com ênfase em tecnologia e mercado e com a alma digital. Se ele não estiver atento a mudanças, pode ver todo o nicho de sua empresa desaparecer.

O formigueiro digital devora

É muito interessante e também muito desafiador assistir a isso. Antigamente, o desaparecimento de um setor ou de um produto era raro. Geralmente estava ligado a algum avanço tecnológico, que ocorria mais lentamente. Por exemplo, para que o mercado de lampiões fosse drasticamente alterado foi necessária a invenção da lâmpada. Só nessa década, entretanto, já vimos diversos setores desaparecerem (como está acontecendo com as locadoras) ou sofrendo mudanças profundas (como aconteceu no setor de transportes com a chegada do Uber).

Definitivamente,  não há espaço para mentes fechadas ou lentidão.

Para ler a matéria completa, acesse o site O Novo Normal.


Foto: Vladimir Fedotov.