Todos os países desenvolvidos tem isso em comum

Todos os países desenvolvidos tem isso em comum

Alto Índice de Liberdade Econômica: o fator em comum à todos os países desenvolvidos, conforme mostra a Heritage Foundation.

Por Redação em 05/11/2020

Hong Kong, Cingapura, Nova Zelândia,  Suíça e Austrália apresentam alta renda per capita, qualidade de vida e crescimento econômico sustentado há vários anos. Mas o que eles tem em comum? Esses países, na ordem citada, são os “top 5” países no Ranking do do Índice de Liberdade Econômica, da Heritage Foundation. 

O que é liberdade econômica?

A liberdade econômica é um componente crucial da liberdade em si. Ela capacita as pessoas a trabalhar, produzir, consumir, possuir, comercializar e investir de acordo com suas escolhas pessoais.

Em suma, a teoria austríaca de economia entende a liberdade como a ausência de coerção de indivíduos sobre indivíduos. Na prática, isso significa que, se você quiser abrir uma loja, por exemplo, o Estado não vai causar grandes empecilhos. Também significa que o Estado não vai te obrigar a usar om produto ou serviço que você não queira.

 “Quando esses princípios básicos estão presentes na economia de um país, as pessoas serão capazes de ‘colher o que plantaram’, será liberada energia produtiva e serão criadas riquezas.” (Gwartney and Stroup,1994).”

Analisando o Índice de Liberdade Econômica, fica comprovado que os países mais libertários no mundo são os que têm maior renda per capita e maior crescimento econômico. Os mais intervencionistas, por consequência, tendem a apresentar baixo crescimento econômico e baixa renda per capita.  

Os países no topo da lista

A Heritage Foundation destaca que Hong Kong tem um alto nível de abertura do mercado. Uma contradição ao fato de o partido que governa o país ser comunista.

Sobre Cingapura,  ainda que o crescimento econômico tenha desacelerado, a abertura do país ao comércio global e direitos de propriedade bem garantidos continuam fornecendo uma base sólida para o dinamismo econômico no local.

A economia moderna e competitiva da Nova Zelândia continua apresentando um forte compromisso com políticas liberais. De fato, o país atrai fluxos incessantes de comércio e investimento, apesar do mercado financeiro relativamente pequeno.

Por fim, a abertura ao comércio global e ao investimento permitiu que a Suíça se tornasse uma das economias mais competitivas do mundo. A economia suíça conta com elevados níveis de flexibilidade, forte proteção dos direitos de propriedade e uma tolerância mínima à corrupção, através de um poder judiciário independente.

Para ler a matéria completa, acesse o site InfoMoney.


Foto: Nasa.