John Lewis: morre um defensor das liberdades individuais

John Lewis: morre um defensor das liberdades individuais

John Lewis foi um dos grandes defensores das liberdades individuais, conhecido e respeitado nos Estados Unidos e no mundo.

Por Paulo Batista em 18/07/2020

John Lewis foi congressista durante décadas e morreu aos 80 anos, na sexta-feira (17),  de câncer de pâncreas.

Inicio minha participação neste portal com a triste notícia da morte de John Lewis, o pacifista defensor dos direitos civis que andou ao lado do reverendo Martin Luther King Jr.  

John Lewis foi congressista durante décadas e morreu aos 80 anos, na sexta-feira (17),  de câncer de pâncreas. Nascido em Troy, Alabama, em 1940, quando estudante foi convidado pelos pastores James Lawson e Rev. Kelly Miller Smith a participar de oficinas de não-violência realizadas no porão da Igreja Metodista Unida Memorial Clark, tornado-se um dos grandes defensores das liberdades individuais, conhecido e respeitado nos Estados Unidos e no mundo.  

Particularmente, mesmo não concordando com todos os posicionamentos de John Lewis, reconheço o seu trabalho grandioso na luta contra a segregação racial pois, com apenas 21 anos, tornou se um dos fundadores dos Passageiros da Liberdade.

Cristão, foi o líder mais jovem da manifestação de 1963 em Washington, na qual Luther King proferiu seu histórico discurso “I have a dream” (“Eu tenho um sonho”).

O chefe republicano do Senado, Mitch McConnell, observou que Lewis “não hesitou em arriscar sua vida para combater o racismo, promover direitos iguais e aproximar nossa nação dos princípios que a fundaram”.

O presidente francês, Emmanuel Macron, também saudou, neste sábado, a memória do ativista. “Uma vida de combate pelos direitos civis. Uma vida de belas lutas, para lutar por um mundo mais justo. Muito progresso foi feito graças a ele. John Lewis era um herói”, tuitou.

Bernice King, a filha mais nova de Martin Luther King, tuitou fotos dos dois falecidos com a menção “Dois de nossos maiores e agora de nossos ancestrais. Aleluia”.

Reconhecimento por seu trabalho pela liberdade

John Lewis era membro da Igreja Batista e recebeu ao longo da vida os seguintes prêmios pela emblemática luta em benefício dos direitos as liberdades individuais:

  • Medalha Presidencial da Liberdade
  • Medalha Spingarn
  • Prêmio Quatro Liberdades – Liberdade de Expressão e Lenda Viva da Biblioteca do Congresso

John Lewis, deixa um legado na militância pelas liberdades individuais e, assim sendo, sua trajetória continuará motivando cristãos que, aguerridamente, “constroem pontes” para o diálogo.

“Podemos não ter escolhido a hora, mas a hora nos escolheu., John Lewis

*Paulo Batista é cristão, esposo da Karine e pai do Henrique. Ideólogo, jornalista e militante pela liberdade. Pós-Graduado em Direito Registral, Imobiliário e Contratual, formado em Administração, Comunicação, Marketing, Contabilidade e Transações Imobiliárias.


Foto: reprodução/Parler.