Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Identidade soberana é tema do Hyperledger Brasil

Identidade soberana é tema do Hyperledger Brasil

Para saber mais sobre identidade soberana e como colocá-la em prática, participe do Hyperledger Brasil. Um evento on-line e gratuito.

Por Redação em 07/03/2021

Identidade soberana será o tema abordado no Hyperledger Brasil que acontece na terça-feira, dia 09 de março de 2021, às 19 horas.

A tecnologia é uma faca de dois gumes. Ela pode ser usada para conectar pessoas e espalhar informação, mas também pode ser usada para controle populacional.

Felizmente, blockchain e outras inovações surgiram como resposta a demanda por privacidade e liberdade individual. Em síntese, elas dão mais poder ao cidadão sobre seus dados e previnem que empresas ou governos tenha acesso a eles sem a permissão.

Vale a pena entender um pouco mais dos frameworks Hyperledger Indy, Hyperledger Ursa, Hyperledger Aries e outras tenlogias que te trazem o controle de volta.

Tudo open-source e gratuito, é claro.

Quem discutirá o tema identidade soberana no Hyperledger Brasil?

Fernando Marino apresentará o tópico. Ele é um pesquisador do CPqD que já participou de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos na área de Ciências da Computação, incluindo: mobilidade, visão computacional, IHC (Interação Humano Computador), sistemas acessíveis e Blockchain.

Após isso, haverá um painel apresentado pelo mestre em ciência da computação, Marcos Sarres, e por Renato Teixeira.

O que é o Hyperledger?

Hyperledger é um esforço colaborativo de código aberto criado para o avanço das tecnologias de blockchain de vários setores.

Trata-se de uma colaboração global encabeçada pela The Linux Foundation que inclui líderes em finanças, cadeia de suprimentos, manufatura e tecnologia.

Um pouco sobre identidade soberana

A identidade soberana, em suma, é uma forma de identidade digital na qual o usuário tem controle total sobre seus dados.

O objetivo é, em primeiro lugar, permitir que você gerencie quem pode acessar seus dados e em quais termos.

Não surpreendentemente, a natureza revolucionária deste conceito chamou a atenção de comunidades, organizações, indivíduos e até mesmo empresas. Todos preocupados com ataques digitais em um mundo cada vez mais interligado.

Quer saber mais detalhes ou participar do Hyperledger Brasil? Clique aqui.


Foto: divulgação.