Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Global Summit Telemedicine & Digital Health: na pauta a telessaúde

Global Summit Telemedicine & Digital Health: na pauta a telessaúde

O primeiro dia do Global Summit Telemedicine & Digital Health, foi recheado de informações sobre o futuro da Saúde.

Por Redação em 11/11/2021

O primeiro dia do Global Summit Telemedicine & Digital Health, foi recheado de informações sobre o futuro da Saúde.

Empresas e instituições como o Hospital Israelita Albert Einstein, Iron.Fit, CASSI, TopMed, Alô Saúde Floripa (SUS) e GetConnect palestraram sobre transformação digital, avanços da telemedicina, engajamento da Telessaúde para Atenção Primária, gestão de dados clínicos e linhas de cuidados assistenciais. 

Eduardo Cordioli, responsável pela Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein e presidente da Saúde Digital Brasil, apresentou a possibilidade viável de um formato híbrido, unindo a telemedicina e a medicina presencial.

“Por muito tempo tivemos a separação desses universos. A telemedicina estava associada a fazer experimentos. Hoje, o que está acontecendo é a intersecção do físico com o digital. O futuro da saúde é a integração com o cuidado do paciente”.

De acordo com ele, no Albert Einstein, isso vem funcionando bem. São cerca de 330 consultas realizadas no Hospital Albert Einstein no cuidado agudo, mais de 2 mil cidades em todos os estados atendidos e 300 médicos no staff trabalhando todos os dias da semana.

Dessa forma, São mais de 2 milhões de pacientes com acesso ao pronto atendimento digital. “E isso significa que, por exemplo, a nossa unidade do Morumbi, em São Paulo, pode atender pessoas de todo o Brasil pelo Einstein Conecta”, apontou Cordioli.

Global Summit Telemedicine & Digital Health e o serviço “Alô Saúde Floripa”

O Alô Saúde Floripa tem mais de 500 mil usuários ativos. Isso fez com que Florianópolis, em Santa Catarina, estivesse à frente de outras cidades do país no uso da telessaúde.

O atendimento coordenado pela TopMed possibilitou que 51,2% das pessoas que pretendiam procurar serviços presenciais de urgência e emergência tivessem seu caso resolvido na triagem do atendimento telefônico pela equipe de enfermagem.

No entanto, essa vantagem se deu na prática porque a administração de Florianópolis acreditava na telessaúde antes mesmo da pandemia ser declarada pela ONU.

Painel: “O uso da Telemedicina como engajamento para Atenção Primária”

De acordo com Patrícia Vieira, diretora-médica e Head de Tecnologia em Saúde da Iron.Fit, é extremamente importante que o médico saiba de todo o histórico clínico para manter vínculo com o paciente. “Mesmo que a pessoa opte por passar em consulta anual, é preciso manter a interação e o engajamento com ela de tempos em tempos, pois só assim é possível trazê-la para perto, totalmente conectada e dentro da Atenção Primária. Desta forma, é possível traçar estratégias individualizadas, avaliar protocolos clínicos, entre outras medidas. E o papel da operadora de saúde neste contexto também é fundamental e enorme nesta parceria”.

Simples Id: a Carteira Médica Digital

A Simples Id, carteira médica digital, desenvolvida pela wconnect é a melhor alternativa para viabilizar o histórico médico do paciente de forma digital.

Com o uso de blockchain, a Simples Id reúne os dados médicos, clínicos, farmacêuticos e laboratoriais, em uma plataforma segura e totalmente administrada pelo paciente.

Dessa forma, a tecnologia permite que ele tenha controle sobre os seus dados, inclusive no que diz respeito sobre quem terá acesso a eles.

Para saber mais sobre a Simples Id, a carteira médica digital, clique aqui.

E para saber mais sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health, clique aqui.


Foto: National Cancer Institute.