Coreia: Sul rico e Norte pobre

Coreia: Sul rico e Norte pobre

Existem várias razões que explicam o desenvolvimento diferenciado da Coreia do Sul e da Coreia do Norte, dentre eles a economia.

Por Redação em 18/01/2023

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte são dois países que compartilham uma história comum. Apesar disso, se desenvolveram de maneira muito diferente desde a sua divisão após a Segunda Guerra Mundial. Enquanto a Coreia do Sul se tornou uma das economias mais fortes e prósperas do mundo, a Coreia do Norte permaneceu subdesenvolvida e isolada do resto do mundo.

Razões para o desenvolvimento da Coreia do Sul

Uma das principais razões para o desenvolvimento do Sul é o seu sistema político e econômico. Desde a década de 1960, o país adotou o capitalismo, com políticas econômicas orientadas para o mercado.

De certa forma, isso incentivou o crescimento econômico através de investimentos estrangeiros e de uma força de trabalho altamente qualificada.

Além disso, a Coreia do Sul tem uma democracia estável e uma sociedade civil forte, o que contribuiu para a estabilidade política e a confiança dos investidores.

A do Norte, por outro lado, tem um sistema político e econômico totalitário e isolacionista, baseado no comunismo.

O país tem uma economia planificada que é controlada pelo Estado e não permite investimentos estrangeiros.

Além disso, o governo controla todos os aspectos da vida das pessoas, incluindo a educação, a mídia e a economia.

Como resultado disso, a falta de inovação e uso desnecessário de recursos, o que impede o crescimento econômico e o desenvolvimento do país.

Política internacional

A política internacional também contribuiu para o desenvolvimento diferenciado das duas Coreias.

De um lado, a Coreia do Sul tem uma política externa voltada para a cooperação internacional e tem se beneficiado de investimentos e comércio com outros países.

Do outro lado, a Coreia do Norte, que tem uma política de isolamento internacional e é alvo de sanções econômicas devido ao seu programa nuclear. Isso tem dificultado o acesso do país a investimentos e ao comércio internacional. O que contribui para o seu subdesenvolvimento.

Educação

Outra fator importante é o investimento em educação e em tecnologia.

A Coreia do Sul, por sua vez, investe em educação desde a sua independência. Como resultado, o alto índice de alfabetização e uma mão de obra altamente qualificada, permitindo o desenvolvimento de tecnologias avançadas e o surgimento de empresas de sucesso no país.

Já a do Norte, tem investido pouco na educação e tecnologia, e isso tem prejudicado o seu desenvolvimento econômico.

Em suma, existem várias razões que explicam o desenvolvimento diferenciado dos dois países.

Dentre eles, o sistema político e econômico, a política internacional e o investimento em educação e tecnologia. Esses são apenas alguns dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento da Coreia do Sul e o subdesenvolvimento da Coreia do Norte.

Fonte: OpenAI.


Foto: tawatchai07/Freepik.