Você se preocupa com o futuro da tecnologia?

Você se preocupa com o futuro da tecnologia?

O Futuro da tecnologia, para muitos é intrigante. Com as novidades de web3 chegando, NFTs, blockchain e metaverso, é preciso estar de olho.

Por Mauricio Conti em 30/03/2022

Se alguém me perguntasse hoje quem é Mauricio Conti, eu não hesitaria em dizer: sou um cara preocupado com o futuro. Com o futuro da minha filha, da minha família, do país. Preocupado com o futuro da tecnologia, e das novas gerações…
Alguns outros termos também me definem, como por exemplo, engenheiro de computação, entusiasta da tecnologia, metaverso, nft, blockchain, web3, professor, mentor, justo, humano e correto.
Eu realmente me preocupo com o futuro! Quantas e quantas vezes me pego pensando sobre isso.
Trabalho em um mercado onde as coisas mudam muito rapidamente. O setor de tecnologia é incrivelmente fascinante por isso. Mas não posso deixar de dizer que ele me preocupa.
A Brasscom apresentou, nos últimos dias, uma pesquisa que aponta uma demanda de 797 mil profissionais de tecnologia até 2025. Ou seja, ou faltam profissionais qualificados para ocupar estas vagas ou eles ainda estão em formação.
E como transformar a vontade de aprender, de ingressar ao setor, e se especializar em tecnologia?
Essa resposta pode até parecer simplória demais, mas é exatamente assim! Busque as novidades do mercado.

Um grande passo para o futuro da tecnologia

Recentemente, Luciana Lancerotti, diretora de Marketing da Microsoft Brasil, anunciou em sua página no LinkedIN, o que seria um marco na sua carreira. O lançamento do #MSConectaMais. O exemplo pode ser conferido via link.
De acordo com ela, a pesquisa da Brasscom impulsionou o lançamento da novidade. “A partir de agora, a Microsoft colocará em prática o projeto Conecta Mais”.
Trata-se de um programa que promove a formação de forma gratuita em tecnologia. Além disso, o programa tem como princípio conectar estes futuros profissionais às mais de 50 empresas parceiras Microsoft que buscam por estes profissionais.
Por outro lado, Junior Borneli, CEO e Founder da StartSe, anunciou o nascimento da StartSe Tech Academy.
Uma das metas da academia é formar gratuitamente 500 mil novos desenvolvedores e programadores até 2025. Acesse pelo link.
Esta é, sobretudo, uma colaboração e tanto para o futuro da tecnologia!
E se formos falar em possibilidades, temos a Bosh, por exemplo, que aposta na formação de profissionais, a NTT DATA, a IBM, e tantas outras.

Na pauta: tecnologia

Quando temos na pauta a tecnologia, preocupar-se com o futuro é inevitável. Com a chegada da web3, inúmeras oportunidades serão abertas ao mercado.
As metaprofissões, ou melhor, as profissões do metaverso, estão aí para corroborar esta tese.
E então nós estamos falando de algumas profissões que nunca imaginamos existir, como por exemplo, o advogado do metaverso. E se você acha que esta profissão é simples, eu já adianto que o metaverso ainda não está coberto por leis e regimentos, mas que logo logo isso vai acontecer.
O que significa que um advogado no metaverso terá que se adaptar à realidade do universo em questão, com normativas e leis completamente diferentes.
As blockcarreiras também estarão em alta. As diversas profissões que envolvem o universo da informação imutável, segura e descentralizada.

Mauricio Conti é Engenheiro de Computação, founder do Simples ID, CPO wconnect, e influenciador digital nas áreas web3, blockchain, tokenização e NFT.


Foto: master1305/Freepik.