Como proteger sua privacidade na internet

Como proteger sua privacidade na internet

Proteger sua privacidade online não é fácil! Fabio Lobo fez uma lista com dicas para isso, confira um resumo delas e coloque a mão na massa!

Por Redação em 17/01/2021

Desde as medidas tomadas em relação ao WhatsApp, segurança digital virou o tópico do momento: e Fabio Lobo fez uma lista com dicas para aumentar sua privacidade online.

Afinal, seus dados valem dinheiro e sua privacidade não tem preço.

Cogite usar VPN

Seu provedor de internet (ou ISP, de Internet Service Provider) consegue saber quais são os sites que você está acessando. Então ele pode, e provavelmente irá, visualizar e monitorar todos os dados que você possui – incluindo suas informações pessoais e endereço IP.

Isso permite que eles mantenham um controle sobre todas as suas atividades na Internet.

Uma VPN protege sua identidade atribuindo a você um IP anônimo e criptografando seus dados. 

Em outras palavras, qualquer consulta que você enviar ao seu ISP será criptografada e não exibirá mais seu IP real.

É por isso que usar uma VPN é uma das melhores maneiras de manter o anonimato online.

Utilize um provedor de e-mail que respeite sua privacidade online

O Google quase nunca é uma boa opção quando se trata de privacidade ou segurança. No caso, evite Gmail, feito o diabo fugindo da cruz.

É verdade que já foi bem pior. De fato, a empresa costumava utilizar palavras-chave encontradas nos e-mails que você recebia e enviava para exibir anúncios personalizados.

Isso não significa (ou prova) que algumas pessoas do Google liam seus e-mails, claro. Era um sistema automatizado, mas não deixava de ser invasivo.

Apesar de o Google ter melhorado um pouco questões de privacidade em seus serviços e apps, ainda há algumas brechas que podem fazer com que terceiros leiam seus e-mails. O que, convenhamos, é ainda pior.

As melhores opções de provedores de e-mail que realmente respeitam sua privacidade são pagos, como o ProtonMail e o FastMail.

De qualquer forma, o Zoho Mail, que tem uma opção gratuita, também é uma boa escolha para proteger sua privacidade na internet. Não tem tantas camadas de proteção como as opções supracitadas, mas é bem melhor que o Gmail.

Google e Facebook: tente usar cada vez menos

Felizmente, existem outras opções de busca bem bacanas para substituir as buscas no Google. você pode fazer suas buscas com o DuckDuckGo, que pode ser configurado como buscador padrão no Firefox, e com o Qwant.

Aqui há algumas alternativas de redes sociais se você quer privacidade. Para mensagens, o Telegram é uma boa opção.

Aqui no AltaVista.News, já falamos também sobre a rede social Parler como alternativa ao Facebook.

Para conferir todas as dicas, clique aqui.


Foto: Lianhao Qu.