Adeus WhatsApp: conheça 8 aplicativos que não compartilham dados com o Facebook

Adeus WhatsApp: conheça 8 aplicativos que não compartilham dados com o Facebook

Nova política de privacidade do WhatsApp compartilhará dados com o Facebook. Usuários dão Adeus ao WhatsApp e migram para outros aplicativos.

Por Redação em 15/01/2021

Nova política de privacidade do WhatsApp, que entrará em vigor a partir de 8 de fevereiro (2021), tem colocado em cheque o uso do aplicativo. Isso porque, segundo os termos, o usuário que aceitar usar o aplicativo terá seus dados compartilhados com o Facebook. E se você quer uma alternativa para continuar se comunicando com segurança, diga adeus WhatsApp e conheça os 8 aplicativos de mensagem para não compartilhar seus dados com o Facebook.

O WhatsApp começou a avisar seus usuários sobre os novos termos de uso recentemente. E os usuários que não estiverem de acordo terão suas contas suspensas ou bloqueadas até que o aceite seja confirmado.

Adeus WhatsApp

Apesar de o WhatsApp afirmar que as informações compartilhadas com o Facebook serão apenas em funções como o carrinho de compras em bate-papos com lojas, os novos termos de uso fizeram vários usuários refletirem sobre manter suas contas ou não no aplicativo.

Até porque, a credibilidade do Facebook está em cheque já faz tempo, e foi pensando nisso que o Olhar Digital lançou a campanha Adeus WhatsApp: 8 mensageiros para não compartilhar seus dados com o Facebook.

Novos aplicativos de mensagens para não compartilhar dados com o Facebook

Signal

De acordo com o Olhar Digital, o Signal é considerado um dos mensageiros mais seguros disponíveis. Com código aberto e criptografado de ponta a ponta, no Signal somente o real destinatário do bate-papo poderá acessar o conteúdo, garantindo que terceiros não tenham acesso às mensagens trocadas. Além disso, o aplicativo é o queridinho do ex-NSA Edward Snowden e de outras figuras por aí.

O Signal oferece opção gratuita e disponível para Android e iOS (iPhone e iPad), faz chamadas de voz/vídeo em HD, e tem opções avançadas para a edição de imagens (para proteger ainda mais a privacidade de quem aparece nas fotos), além da possibilidade de personalizar os alertas para cada um dos contatos.

No PC, o Signal tem versões para Windows, Mac e Linux, que você pode baixar por meio do site oficial.

Wire

Um pouco menos famoso, o Wire também tem como principal bandeira o foco na privacidade dos dados dos usuários. “O software oferece contas pessoais, recursos de mensagens criptografadas e segurança”. Há também a opção de integrar o aplicativo a sistemas e serviços corporativos.

Librem Chat

Também ainda pouco conhecido, o Librem Chat passa a ser uma opção a considerar, já que também possui criptografia de ponta a ponta, o que garante a segurança do acesso e da confidencialidade do conteúdo da conversa.

No Librem Chat, os usuários criam uma conta usando seu endereço de e-mail e, então, podem conversar por texto, fazer chamadas de vídeo e de voz.

Telegram

O Telegram já é bastante popular entre os utilizadores de mensageiros. A principal novidade do app é a possibilidade de criação de canais para envio de conteúdo e outros recursos exclusivos. O aplicativo já possui sistema de login em vários aparelhos.

Entretanto, o Olhar Digital alerta: nem todos os chats do aplicativo são protegidos com criptografia de ponta a ponta, apenas os chamados ‘secret chat’ ou ‘chats seguros’.

Threema

“O Threema, segundo a própria empresa, é um mensageiro especializado em privacidade e não exige números de telefone para que uma conta seja verificada”. Quem explica isso é a própria empresa.

Apesar de o aplicativo ser pago, os usuários podem criar nomes exclusivos, que contenham até oito dígitos, e pode ser compartilhado por QR Code. O aplicativo está disponível para sistemas iOS e Android.

Wickr.Me

Assim como os anteriores, o Wickr.Me oferece o envio de mensagens e as chamadas de voz criptografadas. Uma das grandes vantagens, inegavelmente, é que o aplicativo conta com o recurso de mensagens que desaparecem ao definir um tempo limite para visualização. Além disso, o Wickr não armazena o conteúdo de mensagens ou senhas no servidor da empresa.

O aplicativo está disponível para iOS, Android, Linux, Windows e Mac.

Viber

O Viber oferece sistema para conversa multiplataforma, ideal para quem gostar de participar de grandes grupos (até 250 pessoas). O Viber oferece uma “funcionalidade de esconder com facilidade” conversas. Compatível com os sistemas Android e iOS, além do desktop. 

Kik

O Kik permite criar grupos usando apenas hashtags, por exemplo. Outro destaque desta plataforma é a possibilidade de criar contas sem informar o número do telefone. É possível criar grupos com até 50 pessoas usando apenas hashtags. Segundo os administradores do aplicativo, a ideia é dar mais privacidade aos usuários sem compartilhar dados pessoais. O aplicativo é compatível com os sistemas iOS e Android.

Para saber mais sobre o assunto, confira a matéria na íntegra clicando aqui.


Foto: Azamat E.