A Hyperledger Foundation promoveu uma palestra online denominada “Hyperledger Brazil Chapter hosts: Identidade Auto Soberana.” A palestra ocorreu no dia 9 de fevereiro de 2021 e o host foi Fernando Marino, pesquisador na área de ciências da computação desde 2014.
Os conteúdo principal abordado, conforme o nome diz, foi identidade auto soberana.
Hyperledger Brazil explica: o que é identidade auto soberana?
Uma identidade auto soberana é uma que não é armazenada de forma centralizada e acessível por um terceiro sem a autorização do dono da identidade.
Ou seja, você tem acesso a seus dados através de algum tipo de código.
Seus dados bancários são um exemplo de informações centralizadas e acessíveis a terceiros (o seu banco, por exemplo).
A identidade auto soberana funciona como uma carteira de criptomoedas. Só você tem acesso a sua carteira mediante sua chave-privada (um código ou sequência de palavras). Claro, se você disser qual é a sua chave-privada para alguém, essa pessoa terá acesso, mas você fez isso por sua conta e risco.
A ideia é que, ao invés de criptomoedas, a chave-privada daria acesso aos seus dados.
Leia também
Em outras palavras: a tecnologia blockchain está sendo usada em projetos que visam agrupar seus dados em um só lugar, sendo que apenas quem tem a chave privada tem acesso a eles. Obviamente, se são dados de origem governamental, como CPF e autorização para dirigir um carro, o governo vai ter alguma forma de acessar tais informações (provavelmente ele mesmo geraria “sua” chave-privada e a diria para você). Assim, somente você e alguns funcionários estatais teriam acesso a “sua” chave-privada dando acesso a seu compilado de dados.
Entretanto, com o Bitcoin não é assim. Como você mesmo gera a chave privada, somente você tem acesso a sua carteira. Só você, e nenhum outro ente estatal.
Simples Receita
O Simples Receita é uma iniciativa da wconnect que utiliza identidade auto soberana.
Trata-se de uma plataforma que funciona da seguinte forma: o paciente é atendido via telemedicina, o médico cadastra a receita do paciente no app do Simples Receita, o paciente entra em contato com a farmácia, ela consulta a base de dados do Simples Receita e envia o medicamento ao paciente.
Para mais detalhes, clique aqui.
Foto: reprodução/Youtube.