Steve Blank é empreendedor e precursor do termo “Startup Enxuta” (ou “Lean Startup”). Atualmente, Blank é professor em Stanford e auxilia estudantes na idealização de startups a partir do método que criou.
A idea de Startup Enxuta é baseada em validação a partir do contato direto com os clientes ou consumidores. Ele defende que os fundadores de startups devem, se for necessário, literalmente ir às ruas e fazer perguntas diretamente para seu público-alvo.
Blank Blank também se tornou conhecido por ter participado da criação de 8 startups, ter feito 4 IPOs – e por ter perdido o equivalente a US$ 35 milhões de dois investidores e devolvido US$ 1 bilhão para cada um logo depois.
A tragetória do empreendedor
Blank passou por uma longa jornada até o sucesso. Ele ingressou em uma universidade nos Estados Unidos, mas decidiu trancar o curso no primeiro semestre. Após isso, se mudou para Miami e começou a trabalhar em um aeroporto – e se apaixonou pelos equipamentos eletrônicos presentes no local.
Quando questionou onde poderia encontrar um trabalho diretamente relacionado com os equipamentos eletrônicos, sugeriram que ele se alistasse na Força Aérea.
Ele seguiu os conselhos que recebeu e decidiu se juntar à Força Aérea, mesmo em meio à Guerra do Vietnã. Foi nesse ambiente que ele notou que possuía habilidade para trabalhar com tecnologia mesmo sob pressão e que também era bom em descobrir padrões em dados aleatórios.
“Em 23 anos de inovação no Vale do Silício, nós meio que aprendemos que nenhum modelo de negócios sobrevive ao primeiro contato com consumidores. Nós tipicamente não conhecemos quem são nossos clientes, apenas achamos que sabemos”, comentou Blank em entrevista ao Foundr.
O próximo passo de Blank foi ir para o Vale do Silício. Ele começou a trabalhar na startup ESL, trazendo seu aprendizado da Força Aérea para a empresa. Na época, a ESL havia ajudado o governo a entender a tecnologia soviética na Guerra Fria.
Leia também
O segundo emprego de Blank foi como instrutor de sistemas na Zilog, uma startup de microprocessadores. Na época, a startup trabalhava lado a lado com os consumidores quando desenhavam os microprocessadores, o que foi fundamental para a criação da ideia de Startup Enxuta.
“Meus empregadores na Zilog tinham nada mais do que visões, palpites e alucinações sobre seus consumidores – quem eram, o que desejavam alcançar e o que estava no caminho para chegarem até lá”, escreveu Blank em seu site.
Resumindo os passos da estratégia de Steve Blank
O primeiro passo é desenvolver o produto ou serviço no campo das ideias. Para Steve Blank, é importante escrever todas as hipóteses em um pedaço de papel, desde quem são os clientes até quais são as ferramentas e qual seria a margem de lucro.
O segundo passo é usar a menor quantidade de recursos possível para construir um protótipo e levá-lo para a rua.
O proximo passo é a realização de ajustes no produto ou serviço de acordo com o feedback do público e, se necessário, seus idealizadores devem realizar uma nova pesquisa com os clientes.
Para ler a matéria completa, acesse o site StartSe.
Foto: reprodução/vc.ru.