Steve Blank, o criador do Customer Development e professor de Eric Ries

Steve Blank, o criador do Customer Development e professor de Eric Ries

Steve Blank é um empreendedor que participou da fundação de várias startups no Vale do Silício e criador do conceito de ‘Startup Enxuta’.

Por Redação em 27/08/2020

Steve Blank é natural de Nova York e tem 66 anos. Ele é um empreendedor notório, tendo participado da fundação ou gestão de oito startups ao longo de sua carreira.

Steve também tem sua carreira voltada ao campo acadêmico, sendo professor de diversas instituições de ensino nos Estados Unidos e autor de uma série de livros.

Sua história

Apesar de atualmente lecionar em universidades, Steve abandonou seu curso na Michigan State University no primeiro semestre. Após isso, se mudou para Miami e arrumou um emprego em um aeroporto.

Foi nesse período que ele se interessou por aviação, chegando a se tornar membro da força aérea norte-americana.

Após deixar a a força aérea, Steve se mudou para a região do Vale do Silício em 1978.

Seu primeiro emprego na área foi na startup ESL, uma empresa de tecnologia voltada à área de armamentos bélicos.

Durante sua carreira no Vale do Silício, Blank foi peça importante na fundação e gestão de algumas empresas. Entre elas, estão: Zilog e MIPS Computers, Convergent Technologies, Ardent, SuperMac Technologies e Rocket Science Games.

Depois disso, Blank dedicou sua carreira a consultoria empresarial. Hoje, é professor consultor associado de empreendedorismo em Stanford, além de lecionar em outras universidades de prestígio.

Algumas teorias de Steve Blank

Atualmente, Blank é conhecido principalmente como precursor a ideia de ‘Startup Enxuta’.

Sua ‘teoria’ se baseia na premissa de que um empreendedor deve levar em consideração seu público alvo de consumidores e clientes desde a concepção da ideia do projeto.

“Meus empregadores na Zilog tinham nada mais do que visões, palpites e alucinações sobre seus consumidores, quem eram, o que desejavam alcançar e o que estava no caminho para chegarem até lá”, escreveu Blank em seu site.

Para executar tal metodologia, Steve sugere a utilização do Canvas, que é basicamente colocar todas as ideias que envolvem um projeto no papel.

As ideias e métodos de Steve Blank são utilizados no meio até hoje, principalmente em mercados competitivos.

Para ler a matéria completa, acesse o site Suno Research.


Foto: reprodução/Suno Research.